Um levantamento realizado pela Secretaria de Agricultura de Santa Catarina revelou que as exportações de soja de Santa Catarina bateram recorde entre janeiro e novembro de 2017. No total, foram mais de 1,8 milhão de toneladas do grão, o que representa aumento de 17,9% com relação a 2016. As informações constam no Boletim Agropecuário publicado pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa).
De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), a produção do estado na safra 2016/2017 foi de 2,4 milhões em uma área de 658 mil hectares. Em 2017, a soja representou 9,7% de tudo o que o estado exportou ao longo do ano.
Para a safra 2017/2018, a Epagri estima aumento de 7,3% na área em relação ao ciclo anterior, podendo alcançar 706 mil hectares. A expansão vem da redução de área do milho, de pastagens, fruticultura, feijão e outras culturas ao longo dos anos, segundo o órgão.
Na região de Campos Novos, Curitibanos e Caçador, conforme a Epagri, a produtividade deve ser normal, porém não deve igualar os números da safra 2016/17 devido ao período de estiagem no início de dezembro. “Mesmo assim, a maior parte das lavouras tem um bom desenvolvimento”, apontou o órgão.
Colaborou neste texto a estagiária Amanda Sampaio.
Agrotalk: a nova plataforma sobre clima e produtividade no campo
Leia no Blog do Agroclimapro outras informações e análises sobre as culturas
Para saber maiores informações de como se planejar com antecedência e tornar o clima seu grande aliado basta consultar www.agroclimapro.com.br
Veja como a informação meteorológica pode ajudar a tomar a decisão dentro do campo:
Análise de volume de chuva para a área produtora
Foto da capa: iStock