Exportações de soja de Santa Catarina batem recorde em 2017

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Um levantamento realizado pela Secretaria de Agricultura de Santa Catarina revelou que as exportações de soja de Santa Catarina bateram recorde entre janeiro e novembro de 2017. No total, foram mais de 1,8 milhão de toneladas do grão, o que representa aumento de 17,9% com relação a 2016. As informações constam no Boletim Agropecuário publicado pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa).

 

De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), a produção do estado na safra 2016/2017 foi de 2,4 milhões em uma área de 658 mil hectares. Em 2017, a soja representou 9,7% de tudo o que o estado exportou ao longo do ano.

Para a safra 2017/2018, a Epagri estima aumento de 7,3% na área em relação ao ciclo anterior, podendo alcançar 706 mil hectares. A expansão vem da redução de área do milho, de pastagens, fruticultura, feijão e outras culturas ao longo dos anos, segundo o órgão.

 

Na região de Campos Novos, Curitibanos e Caçador, conforme a Epagri, a produtividade deve ser normal, porém não deve igualar os números da safra 2016/17 devido ao período de estiagem no início de dezembro. “Mesmo assim, a maior parte das lavouras tem um bom desenvolvimento”, apontou o órgão.

 

 

Colaborou neste texto a estagiária Amanda Sampaio.

 

Agrotalk: a nova plataforma sobre clima e produtividade no campo

 

Leia no Blog do Agroclimapro outras informações e análises sobre as culturas 

 

Para saber maiores informações de como se planejar com antecedência e tornar o clima seu grande aliado basta consultar www.agroclimapro.com.br

 

Veja como a informação meteorológica pode ajudar a tomar a decisão dentro do campo:

Análise de volume de chuva para a área produtora

 

Foto da capa: iStock