AGROCLIMA

Chuva beneficia lavouras do Sul e do CO

09/02/2018 às 14:24
por Marco Antônio Santos / Agrometeorologista

Oferecimento

Um núcleo de chuvas que atua em boa parte do Sul da Argentina vai avançar aos poucos sobre as demais regiões produtoras do país, o que irá provocar chuvas entre 15 e 40 mm em quase todas as principais regiões produtoras. Nesta sexta-feira, as chuvas já devem ocorrer em grande parte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o que irá elevar os níveis de umidade do solo, garantindo boas condições ao desenvolvimento das lavouras. No entanto, elas ainda não têm volumes suficientes para estancar totalmente o déficit hídrico da Argentina, mas já é um sinal de que as condições ao desenvolvimento das lavouras estão mudando pra melhor. E como há previsão de mais chuva para as próximas semanas, tudo indica que haverá condições razoáveis ao desenvolvimento das lavouras de soja e milho. Porém, é fato que mesmo com o retorno das chuvas, a produção Argentina de soja e milho será inferior a registrada na safra passada.

 

No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, bem como no Paraná e sul do Mato Grosso do Sul, o avanço desse sistema ao longo desses próximos dias, irá provocar chuvas em grande parte da região, mantendo assim, condições excelentes ao desenvolvimento das lavouras. Porém, em alguns casos até poderão impossibilitar a realização da colheita, mas nada que venha trazer perdas ou qualquer prejuízo aos produtores. Esse tempo mais instável e com possibilidade para eventuais pancadas de chuva deverá persistir durante o inicio da semana que vem, ou seja, as condições voltam a se normalizar em toda a metade sul do Brasil, uma vez que há previsão de chuvas também sobre as regiões produtoras de São Paulo e Minas Gerais ao longo dos próximos cinco dias. Não serão chuvas generalizadas e nem tão pouco um período de invernada, mas ocorrerão pancadas de chuvas mais regulares.

 

No Mato Grosso e em Goiás, a sexta-feira amanheceu com muita nebulosidade e com previsão para pancadas de chuvas ao longo do dia, em praticamente todas as localidades. Contudo, essas chuvas deverão ocorrer na forma de pancadas, o que irá possibilitar a realização da colheita e posterior plantio das lavouras de segunda safra, em especial milho. Porém, entre o domingo e a segunda-feira, há a possibilidade de um tempo mais fechado e chuvoso, o que poderá, em algumas propriedades, manter as condições totalmente inviáveis aos trabalhos de campo. Mas não há indícios de que venha ocorrer uma nova invernada. Apenas os mapas de previsão continuam indicando chuvas quase que diárias, porém, sempre na forma de pancadas.

 

No Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, as chuvas ainda continuarão ocorrendo sobre toda a região ao longo desses próximos cinco dias. Assim, com o tempo mais fechado e chuvoso, os níveis de umidade do solo continuarão elevados, mantendo, excelentes condições ao desenvolvimento das lavouras. Como há previsão de chuvas para esses próximos dias, as condições se manterão bastante favoráveis ao desenvolvimento das lavouras pelo menos nos próximos dez dias. Poderão ocorrer alguns períodos de chuvas mais intermitentes que impossibilitarão a realização dos trabalhos de campo, mas ainda nada que venha trazer prejuízos e/ou perdas aos produtores, pelo contrário, as condições irão se manter bastante favoráveis a mais uma boa produção em toda a região. 

 

Agrotalk: a nova plataforma sobre clima e produtividade no campo

 

Leia no Blog do Agroclimapro outras informações e análises sobre as culturas 

 

Para saber maiores informações de como se planejar com antecedência e tornar o clima seu grande aliado basta consultar www.agroclimapro.com.br

 

Veja como a informação meteorológica pode ajudar a tomar a decisão dentro do campo:

Análise de volume de chuva para a área produtora

 

ENCONTRE UMA LOCALIDADE

loading

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

×
Ocorreu um erro ao enviar fazer seu cadastro. Por favor, tente novamente mais tarde!

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

Digite seu nome
Digite seu email

FASES DA LUA

  • Nova
    15/02
  • Crescente
    23/02
  • Cheia
    31/01
  • Minguante
    07/02

ESTAÇÕES DO ANO

  • Verão
    21/12
  • Outono
    20/03
  • Inverno
    21/06
  • Primavera
    22/09