Chuva beneficia desenvolvimento da 2°safra

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Durante a última terça feira (06/03) uma frente fria atuou na Região Sul do Brasil, com maior influência na região norte de Rio Grande Sul e divisa com sul de Santa Catarina, trazendo chuvas fracas e isoladas para essa região.  Para as regiões localizadas no centro sul de Mato Grosso do Sul e oeste do Paraná destaca-se nuvens convectivas responsáveis por pancadas de chuva no fim da tarde/inicio da noite. Por outro lado, para grande parte dos estados localizados no centro norte do Brasil, encontram-se sobre a influência de um escoamento de umidade em baixos níveis, responsáveis pela formação de nuvens de tempestades e consequente pancadas de chuva no fim da tarde.

 

A previsão para essa semana é que as chuvas permaneçam com sua atuação principalmente em grande parte da região Central, Sudeste e Norte do Brasil devido a zona de convergência de umidade atuando nessa região. As regiões produtoras nos estados de Goiás, Minas Gerais, sul de Tocantins, sul do Pará e Espírito Santo e grande parte de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, irão continuar com a atuação de pancadas de chuvas no fim da tarde e início da noite garantindo o bom desenvolvimento da 2ª Safra e ainda com uma boa janela para a entrada do maquinário no campo durante o dia.

 

A partir do fim dessa semana, uma nova frente fria proveniente do sul do Brasil irá se descolar para norte, organizando a zona de convergência de umidade mais para norte, atingindo as regiões produtoras do oeste da Bahia e sul do Maranhão e Piauí. A partir da próxima semana (12/03) esse descolamento de umidade mais para norte irá garantir uma janela de tempo mais seco para as regiões produtoras do oeste de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Sul de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

 

Assista ao vídeo abaixo com a análise do meteorologista Vitor Hassan