Irrigação por gotejamento é opção para produtores

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A produção do café é uma das mais importantes para o Brasil, já que ele é o maior produtor e exportador do grão. Só neste último mês de fevereiro, o país chegou a exportar mais de dois milhões e trezentos mil sacas de produto, segundo um relatório do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).

 

Ainda assim, a indústria de café solúvel e a exportadora responsável, começaram a elaborar programas, como o “Brazilian Instant Coffee”, que buscam fortalecer a exportação do café. De acordo com Pedro Guimarães, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics) com informações da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), esses projetos tem como objetivo garantir parte do mercado e ampliar ainda mais a presença do café solúvel nacional.

 

Para que isso ocorra, é necessário a utilização da água na irrigação do café, mesmo em momentos de estiagem nas regiões produtoras. Por isso, o consumo consciente é muito importante e, ainda com informações da Confederação, a irrigação localizada por gotejamento se torna essencial.

 

Além dessa iniciativa para a redução do consumo de água, os cafeicultores podem escolher entre algumas opções, dependendo da disponibilidade hídrica. Uma delas é utilizar água de sistemas públicos de distribuição ou até mesmo adquirir água de reuso, que também auxiliaria na redução de custos.

 

Colaborou nesse texto a estagiária Aline Oliveira.

 

Agrotalk: a nova plataforma sobre clima e produtividade no campo

 

Leia no Blog do Agroclimapro outras informações e análises sobre as culturas 

 

Para saber maiores informações de como se planejar com antecedência e tornar o clima seu grande aliado basta consultar www.agroclimapro.com.br

 

Veja como a informação meteorológica pode ajudar a tomar a decisão dentro do campo:

Análise de volume de chuva para a área produtora