Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Umidade do solo favorece desenvolvimento das lavouras

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Nesta terça-feira (03), a passagem de uma frente fria pela Região Sudeste ajuda na formação de áreas de instabilidade, com possibilidade de pancadas de chuva em grande parte da Região e do Centro-Oeste. Com isso, os níveis de umidade do solo se mantém adequados ao pleno desenvolvimento das lavouras de 2ª safra e a realização de tratos culturais.

 

 

03-04

 

Sobre as regiões produtoras do Pará, Tocantins, Maranhão e extremo leste do Rio Grande do Sul, também está previsto pancadas de chuva. Nas demais áreas do país, a terça-feira (03) é de céu aberto, sem previsões de chuva e nem indicativos de que essa ausência possa gerar prejuízos aos produtores.

 

Quarta-feira

 

A partir desta quarta-feira (04), as áreas de instabilidade começam a perder força no centro-sul do país, deixando as pancadas de chuva mais irregulares ao longo da semana. No Sul, a previsão é que esse tempo mais firme e sem chuva perdure até o meio da semana que vem, quando uma nova frente fria avança sobre a Região e provoca chuva mais generalizada.

 

Chuva para a próxima quinzena

 

Felizmente, os mapas de previsão continuam sinalizando chuva até meados de abril em praticamente todas as regiões produtoras do centro-norte, tornando as condições climáticas ainda mais favoráveis. Com isso, são beneficiados tanto o desenvolvimento das lavouras de 2ª safra, como milho, algodão, feijão e girassol, quanto a realização dos tratos culturais e colheita, visto que ainda há lavouras de soja para serem colhidas, além de milho 1ª safra e, principalmente, cana de açúcar, na qual essa semana iniciou-se a safra 2018/2019.

 

chuva15_br

 

Agrotalk: a nova plataforma sobre Clima e produtividade no campo

 

Leia no Blog do Agroclimapro outras informações e análises sobre as culturas 

 

Para saber maiores informações de como se planejar com antecedência e tornar o clima seu grande aliado basta consultar www.agroclimapro.com.br

 

Veja como a informação meteorológica pode ajudar a tomar a decisão dentro do campo:

Análise de volume de chuva para a área produtora

           

Experimente ter monitoramento em tempo real da sua fazenda

+ mais notícias