Proibição de queimadas em MT deve ser prorrogada até outubro

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Agências ambientais de Mato Grosso e o Corpo de Bombeiros finalizaram nesta semana um parecer técnico que sugere que seja postergado o período de proibição de queimadas na zona rural do Estado. Caso seja atendido, o prazo final será modificado de 15 de setembro para 1 de outubro.

 

De acordo com dados no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), até 12 de setembro o Estado de Mato Grosso registrou o maior número de focos de incêndios do país, com 13.671 mil focos. O número está -20% abaixo do registrado no mesmo período do ano passado.

 

As altas temperaturas e a secura do ar também têm preocupado, pois são fatores que favorecem a ocorrência de queimadas. Além disso, a recomendação é de que a população não coloque fogo nas matas, pois isso representa crime ambiental e é um problema de saúde pública.

 

O governo de Mato Grosso está analisando o parecer favorável à prorrogação do período de proibição de queimadas nas zonas rurais do Estado, mas tanto o Corpo de Bombeiros quanto autoridades locais acreditam que ele será acatado.

 

Somente nesta semana, um incêndio atingiu uma área de produção ambiental que fica próxima ao Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, e destruiu 3.700 hectares. No entanto, bombeiros e brigadistas conseguiram impedir que as chamas se alastrassem na área do parque. A suspeita é de que o fogo tenha sido provocada por uma queimada em área agrícola.