Plantio da soja será favorecido

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

O fim desta semana será marcado pelo tempo mais firme e previsão de chuva apenas na forma de pancadas bem irregulares sobre as regiões produtoras do Sudeste, Centro-Oeste e até mesmo do Sul. Com isso, o plantio da soja continua a avançar bem devagar nos próximos dois dias, uma vez que em muitas propriedades os níveis de umidade do solo reduziram muito nos últimos três dias. Contudo, no Paraná e no Mato Grosso do Sul, por conta dos altos volumes de chuva que ocorreram, muitas áreas ainda apresentam níveis elevados de umidade, o que favorece tanto o plantio quanto o desenvolvimento das lavouras.

 

A boa notícia é que já no domingo (07), novas áreas de instabilidade irão ganhar força e com isso há previsão de chuva para todo o centro-sul do Brasil entre o domingo e a segunda-feira (08). Isso irá possibilitar que muitos produtores retomem as atividades de plantio da soja. Vale lembrar, e principalmente alertar, que ao longo da próxima semana, as precipitações irão continuar sendo irregulares e deste modo, todo cuidado é pouco para dar continuidade no plantio.

 

Após o dia 12 de outubro, há previsão de chuva bem mais generalizada e, sobretudo, em bons volumes sobre todo o centro-sul. Desse modo, será possibilitado que todos os produtores consigam ir a campo e consigam realizar o plantio da soja. Sobretudo, as lavouras já semeadas irão encontrar excelentes condições ao desenvolvimento vegetativo.

 

Mesmo com o retorno da chuva no início da semana que vem, a colheita do trigo e da cana-de-açúcar não devem ser impactadas, apenas podem sofrer paralisações momentâneas. O problema continuará sendo com o plantio do arroz, já que há previsão de chuva sobre a metade sul do Rio Grande do Sul entre o domingo e, principalmente na segunda-feira, o que inviabilizará totalmente a atividade ao longo de toda a semana que vem, novamente. Este fato poderá afetar a produção final de arroz nessa safra, já que o plantio começará a ficar fora da janela ideal.