De acordo com informações divulgadas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da ESALQ, as chuvas frequentes no estado do Rio Grande do Sul têm dificultado o acesso a algumas propriedades rurais, o que tem afastado do mercado boa parte dos orizicultores.
Um outro fator que tem influenciado a retração na postura dos vendedores é a desvalorização observada nos últimos três meses do ano passado, além da expectativa de menor colheita na safra 2018/19.
Segundo empresas consultadas pelo Cepea, a demanda dos setores atacadista e varejista dos grandes centros consumidores aumentou, mas a briga com relação aos preços continuou. Nesse cenário, de 15 a 22 de janeiro, o Indicador do arroz em casca ESALQ/SENAR-RS, 58% grãos inteiros, recuou ligeiro 0,8%, fechando a R$ 39,77/saca no dia 22.
Tempo nos próximos dias
Até pelo menos domingo (27), grande parte do Rio Grande do Sul não tem expectativa de chuva. Apenas áreas do extremo sul e norte do estado podem ter pancadas de chuva, mas de forma muito isolada.