Excesso de chuva prejudica acesso às lavouras do RS

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

De acordo com informações divulgadas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da ESALQ, as chuvas frequentes no estado do Rio Grande do Sul têm dificultado o acesso a algumas propriedades rurais, o que tem afastado do mercado boa parte dos orizicultores.

 

Um outro fator que tem influenciado a retração na postura dos vendedores é a desvalorização observada nos últimos três meses do ano passado, além da expectativa de menor colheita na safra 2018/19.

 

Segundo empresas consultadas pelo Cepea, a demanda dos setores atacadista e varejista dos grandes centros consumidores aumentou, mas a  “briga” com relação aos preços continuou. Nesse cenário, de 15 a 22 de janeiro, o Indicador do arroz em casca ESALQ/SENAR-RS, 58% grãos inteiros, recuou ligeiro 0,8%, fechando a R$ 39,77/saca no dia 22.

 

Tempo nos próximos dias

Até pelo menos domingo (27), grande parte do Rio Grande do Sul não tem expectativa de chuva. Apenas áreas do extremo sul e norte do estado podem ter pancadas de chuva, mas de forma muito isolada.