Abapa mantém expectativa para safra recorde de algodão

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Apesar do veranico que atingiu o Oeste da Bahia, em janeiro, a expectativa dos produtores baianos em relação à cultura do algodão ainda é bastante elevada. Depois de duas safras de algodão que atingiu produtividade média de 320 arrobas/hectare, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) acredita que a produção baiana registrará uma nova safra recorde.

 

Com 100% do algodão baiano semeado, a entidade manteve a estimativa de incremento de 26,5% da área plantada na safra agrícola 2018/2019, em relação ao último período, contabilizando 332 mil hectares em toda a Bahia. O estado é considerado o segundo maior produtor  de algodão do Brasil.

 

plantio de algodão Bahia

Foto: Divulgação Abapa

 

“Por ainda estar em seu estágio inicial e por ser mais resistente, acreditamos que não houve perdas e a cultura ainda pode exercer todo o seu potencial produtivo. As lavouras estão bem formadas em excelente condição. Caso a previsão de chuvas se mantenha, teremos um terceiro consecutivo com uma ótima safra. Os cotonicultores baianos estão de parabéns na forma como estão conduzindo as suas lavouras na utilização do que há de mais moderno em tecnologias e insumos”, afirma o presidente da Abapa, Júlio Busato.

 

A previsão é que as máquinas estejam em operação para a colheita a partir do mês de junho.  A estimativa é um crescimento da produção de 15%, com 1,5 milhão de toneladas de caroço e pluma.

 

Como nas duas últimas safras, os agricultores esperam novamente o encontro entre a produção – que vem atingindo a média de 320 arrobas/hectare – e o preço pago pela commoditie no mercado, garantindo melhor rentabilidade ao produtor. “O mercado internacional, pelo terceiro ano consecutivo, vem consumindo mais algodão do que o mundo produz. Isso é muito importante para o Brasil, que hoje já é o segundo maior exportador de algodão do mundo”, afirma Busato.

 

Análise da meteorologista

 

De uma forma geral, a tendência é que as chuvas se mantenham no oeste da Bahia, em março. Entre os dias 05/03 e 11/03 podem ocorrer alguns dias mais secos. Mas depois, a chuva retorna de forma frequente com as pancadas de chuva no fim de tarde. Com relação a temperatura, o calor não será excessivo como foi observado em janeiro. 

 

AgroclimaPro

 

Para saber se o melhor caminho é aguardar ou seguir em frente com o plantio você pode contar com o Agroclima PRO, serviço de agrometeorologia de precisão da Climatempo. Com o ele é possível acompanhar os índices de umidade no solo e a previsão de chuva para sua região e, ainda melhor, para a sua fazenda! Nessa safra, a atenção em relação ao melhor momento para o plantio será fundamental para garantir a uniformidade das lavouras. Confiar nas previsões e na expertise da principal empresa privada de meteorologia do país será fundamental para garantir o sucesso da safra que está prestes a iniciar!

 

Acerte na sua safra! Assine agora mesmo o Agroclima PRO

Acesse: https://agroclimapro.com.br/