Estimativa de área, produtividade e produção da safra no BR

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Para a safra brasileira na temporada 2018/19, a área plantada foi estimada em 62.958,6 mil hectares. O aumento de 2% em relação à temporada passada, equivale a um acréscimo de 1.236,8 mil hectares, influenciado pelo incremento nas áreas de milho segunda safra, algodão e soja. O clima, no início da safra contribuiu decisivamente para o avanço do plantio.

 

A continuidade dessas boas condições impactarem positivamente o estabelecimento das lavouras de segunda safra, proporcionando excelente ritmo para o cultivo, nos principais estados produtores. Com bom intervalo para a semeadura, as lavouras de terceira safra também apresentaram bom desempenho, exceção para algumas regiões, especialmente na Região Sul, que registrou períodos de excesso de chuvas na época de implantação de algumas culturas de inverno, alterando o cronograma inicial e afetando a semeadura da canola, o triticale e, sobretudo o trigo, que apontam, nesse levantamento, para reduções na área, em comparação ao ciclo anterior.

 

As alternâncias das condições climáticas, ao longo do plantio da safra de verão, prejudicaram as culturas que se encontravam na fase de enchimento de grãos, especialmente aquelas semeadas no início da safra. A normalização climática, coincidindo com o plantio da segunda safra, criaram as condições para que fossem alcançadas boas produtividades, consolidando a expectativa de que seja atingida a maior produção registrada no país.

 

A produção nacional estimada, indica um volume de 241,3 milhões de toneladas, apresentando variação positiva de 6% em relação à safra passada, representando aumento na produção de 13,7 milhões de toneladas.

 

A soja, milho, arroz e algodão foram as principais culturas produzidas no país. A produção da soja atingiu 115,1 milhões de toneladas, o milho, distribuído entre a primeira e segunda safras, atingiu 99,3 milhões de toneladas, o arroz, 10,4 milhões e o algodão em caroço, 6,7 milhões de toneladas.

 

Para a atual safra, destaca- -se também a expectativa de equilíbrio no suprimento de feijão, especialmente nas segunda e terceira safras. Entre as culturas de inverno, o destaque a merecer atenção por conta da instabilidade climática, está relacionado com a evolução das lavouras de trigo, que neste levantamento estão estimadas em 5,4 milhões de toneladas, e também a aveia com 908,6 mil toneladas.