5 dicas para aumentar sua produtividade nesta primavera

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A primavera pode trazer algumas adversidades para os produtores rurais neste ano. A previsão climática indica chuvas irregulares durante a estação e um possível atraso do período úmido na maior parte do Brasil. Por isso, o time de agrônomos e climatologistas da Climatempo destacou cinco recomendações que vão ajudar os agricultores e favorecer o bom andamento da safra. 

 

1 – Prepare o solo para ter uma safra próspera

O preparo do solo é essencial para o bom desenvolvimento das culturas, mas neste ano será ainda mais importante. As previsões climáticas indicam grandes chances de atraso do início do período úmido em quase todo o Brasil, portanto na época do plantio o solo estará com pouca água disponível. Desta forma, um bom manejo do solo antes da semeadura fará uma grande diferença na produtividade da próxima safra. Além disso, análises laboratoriais podem indicar se há alguma necessidade nutricional e a quantidade de adubo e corretivos que deverão ser utilizados na preparação do solo.

 

2- Faça o controle de pragas e doenças em restos culturais

O uso do plantio direto sobre a palhada da cultura anterior é muito comum e minimiza possíveis problemas relacionados à falta de chuva, porque mantém o solo mais úmido. Também pode proteger as sementes de enxurradas que possam vir a ocorrer logo após o plantio e de temperaturas extremas. Porém, a adoção desse sistema exige um acompanhamento mais rígido da dinâmica de plantas daninhas, pragas e doenças remanescentes, que muitas vezes ficam alojadas na camada de palhada e podem comprometer a próxima safra. Então, a dica é inspecionar bem esses restos culturais em campo.

 

3- Procure um sistema de irrigação para sua lavoura

Escolher um sistema de irrigação para a fazenda também pode ajudar a ter uma boa produção. Com o atraso das chuvas, os produtores da próxima safra de grãos que tiverem a disponibilidade de irrigação artificial na propriedade, poderão aproveitar melhor a janela de plantio.

4 – Escolha as melhores variedades para o plantio

Escolher um bom material genético, principalmente de acordo com as condições de previsão do clima, também é uma dica valiosa. Neste ano, a janela de plantio será mais curta, portanto para ter um bom resultado, é preciso buscar variedades com ciclos mais precoces. Além disso, com a previsão de chuva irregular durante a primavera, as sementes vão precisar ser mais resistentes à estiagem para suportar um possível estresse hídrico. 

 

5 – Faça uma pulverização precisa e eficiente para controle de pragas

A previsão para esta primavera é de temperaturas acima da normal climatológica em todas as regiões produtoras. Esse calor favorece o aumento da incidência de pragas nas lavouras, que poderão ter uma alta pressão logo nas fases iniciais. A fim de evitar o replantio, o monitoramento deve ser constante e a pulverização de defensivos, efetiva. Para isso, a dica é o uso dos pulverizadores da série M4000 da John Deere, que possuem como opcional a estação meteorológica móvel. Com isso, o produtor recebe informações apuradas do tempo no local e na hora da aplicação e pode tomar a melhor decisão. Por exemplo, em dias que a temperatura está baixa e a umidade alta, as gotas não se fixam na planta e escorrem.  Já em momentos em que a temperatura está alta e a umidade baixa, o produto pode evaporar antes de chegar à plantação. Portanto, ciente dessas informações, o produtor pode configurar o equipamento, mudando o tamanho da gota ou realizando a troca de bico, ou até adiar a aplicação, o que traz economia de tempo e de dinheiro. 

 

John Deere

 

Pulverizadores M4000 John Deere

A série M4000 de pulverizadores da John Deere alia tecnologia e praticidade. Com seu sistema inteligente de controle de pontas, o ExactApply™, é possível realizar a troca automática de pontas de acordo com a variação de velocidade de aplicação, mantendo o tamanho e pressão da gota constantes. Isso evita desperdício de produto e traz mais economia ao produtor. Além disso, os pulverizadores possuem fácil usabilidade e muita versatilidade. As barras podem ser configuradas com diferentes tamanhos: 27m e 30m de aço, 30m e 36m em fibra de carbono. O vão livre é maior e adequado para aplicação em qualquer estágio das culturas. A Estação Meteorológica Móvel é uma inovação que maximiza a eficiência da aplicação ao trazer informações precisas sobre as condições meteorológicas da área e permitir uma rápida tomada de decisão. Os pulverizadores M4000 da John Deere são grandes aliados dos produtores rurais. Trazem economia, produtividade e tecnologia inteligente em cada gota!