Safra 2019 de trigo está em estágio avançado de colheita

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

As estimativas da safra 2019/20 apontam para crescimento na produção brasileira de grãos, segundo a Conab.

 

Com relação ao milho primeira safra foi registrado um crescimento de 0,9% na área semeada, totalizando 4,1 milhões de hectares, e produção estimada em 26,3 milhões de toneladas, 2,4% superior a 2018/19.

 

Neste primeiro momento, a destinação de área é maior para o plantio de soja e, a partir de janeiro, após a colheita da leguminosa, intensifica-se a semeadura do milho, considerado como segunda safra, e que atualmente representa mais de 70% da produção total de milho no país.

 

A cultura da soja vem mantendo a tendência de crescimento na área cultivada e, nesta safra, a estimativa aponta para crescimento de 2,3% em relação ao ciclo passado, produzindo 120,9 milhões de toneladas.

 

Safra inverno 2019

 

A safra 2019 de trigo está em estágio avançado de colheita e a projeção é que a produção desse cereal seja de 5,3 milhões de toneladas, redução de 2,8% em relação a 2018, sobretudo em consequência de adversidades climáticas enfrentadas durante o ciclo.

 

Área plantada

 

A safra 2019/20 prevê incremento de área plantada em comparação à temporada anterior. São estimados cerca de 64.099,2 mil hectares para esse ciclo, sinalizando acréscimo de 1,4% em relação a 2018/19. Isso corresponde a uma variação absoluta de 902,8 mil hectares, influenciado principalmente pelo crescimento da área de soja. 

 

A temporada 2019/20 deve registrar a segunda maior produtividade média da série histórica, muito em razão do aumento do pacote tecnológico utilizado pela agricultura brasileira. Com o decorrer da safra e o desenvolvimento das lavouras, os diversos parâmetros que compõe a produtividade (por exemplo: clima e tecnologia) poderão ser melhores avaliados pelas pesquisas de campo, que passarão a ser monitorados por meio do índice de vegetação da diferença normalizada (NDVI) das lavouras, comparando as condições de vegetação na presente safra com as anteriores.