Estimativa de produtividade e produção de grãos

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Na safra 2019/20 está previsto incremento de 1,5% na área plantada em comparação com o exercício anterior. São estimados cerca de 64.176,4 mil hectares para esse ciclo, correspondendo a uma variação absoluta de 967,2 mil hectares, influenciado basicamente pelo crescimento da área de soja.Apesar da semeadura de soja, principal produto cultivado nesta primeira safra, sendo realizada dentro da janela climática, o plantio, em razão do atraso das chuvas nas principais regiões produtoras, teve sua operacionalização concentrada em outubro, criando a possibilidade da ocorrência de uma intensificação das dificuldades de final do ciclo produtivo, com a colheita e o subsequente plantio da segunda safra de milho, especialmente se na ocasião houver a coincidência com um período intenso de chuvas.

 

As condições climáticas apresentadas, até o momento, indicam um rendimento, de maneira geral, superior ao da safra passada, recuperando o ocorrido na última temporada, quando importantes estados produtores sofreram com a estiagem em dezembro de 2018 e janeiro de 2019. A estimativa da produção de grãos, da safra 2019/20, é de 248 milhões de toneladas, apresentando variação positiva de 2,5% em relação à temporada anterior, equivalendo a um aumento absoluto de 6,1 milhões de toneladas.

 

A soja, milho, arroz e algodão são as principais culturas produzidas no país. A produção da soja deverá atingir 122,2 milhões de toneladas, o milho, distribuído entre a primeira, segunda e terceira safras, deverá alcançar 98,7 milhões de toneladas, o arroz, 10,6 milhões e o algodão em caroço, 6,9 milhões de toneladas. Entre as culturas de inverno da safra 2019, que continuam sendo acompanhadas, a proximidade do fim da colheita, sobretudo de trigo, aponta para redução da produção, estimada em 5,15 milhões de toneladas, em relação à última safra, especialmente pelas oscilações climáticas ao longo do ciclo, com registros de geadas e períodos de chuvas, reduzindo o potencial produtivo das lavouras, principalmente no Paraná.

 

Soja

 

A safra 2019/20 de soja deverá ter uma área 2,6% maior que na última temporada, continuando a tendência de crescimento das últimas safras. A semeadura iniciou de maneira desuniforme em diversos estados produtores devido ao atraso das chuvas, mas por ora se encontra  dentro da normalidade quando comparada às outras safras. Na Região Centro-Oeste, as condições climáticas registradas no país foram variadas e esse cenário impactou na evolução do cultivo. 

 

Nas Região Nordeste, particularmente em Matopiba, as precipitações aconteceram com maior normalidade a partir de dezembro de 2019, com maior intensidade na primeira quinzena do mês. Na sequência, as chuvas apresentaram-se esparsas nas diversas regiões produtoras e com reduzido volume, insuficientes para assegurar a umidade do solo para o plantio das culturas de uma forma segura.

 

AgroclimaPro

 

Conheça também o AgroclimaPro – sua opção inteligente para a gestão no campo. Para saber se o melhor caminho é aguardar ou seguir em frente com o plantio você pode contar com o Agroclima PRO, serviço de agrometeorologia de precisão da Climatempo. Com o ele é possível acompanhar os índices de umidade no solo e a previsão de chuva para sua região e, ainda melhor, para a sua fazenda! 

 

Acerte na sua safra! Assine agora mesmo o Agroclima PRO

Acesse: https://agroclimapro.com.br/