Bagé está na reta final da colheita das uvas tintas

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Os produtores de uva da região de Bagé (RS), estão na reta final da colheita das uvas tintas.

 

O clima adequado durante todo o ciclo e mais seco desde meados de fevereiro favoreceu uma excelente safra. De acordo com o último informativo produzido pela Gerência de Planejamento da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), a qualidade e a produtividade foram consideradas muito boas, entre dez e 12 toneladas por hectare.

 

Os preços pagos pela uva estão entre R$ 4 e R$ 5 o quilo, comercializadas para vinícolas de diferentes municípios da região serrana e em Santana do Livramento. Na região de Passo Fundo, produtores realizam tratos culturais como limpeza de arredores, roçadas e organizações pós-colheita, além de aplicações de adubos foliares para que as folhas permaneçam o maior tempo possível nas plantas, mantendo-as com vigor para o fortalecimento de ramos e gemas para a próxima safra.

 

A diminuição rápida da umidade do solo e a grande necessidade de aporte de água pelas plantas provocaram sintomas de déficit hídrico em diversas regiões nas culturas anuais de verão.

 

 

Agroclima PRO

 

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.