Colheita da soja no RS está praticamente encerrada

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

De acordo com o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar,  a colheita da soja está tecnicamente encerrada (99%) no Rio Grande do Sul, restando uma pequena área em maturação a ser colhida.

 

Na regional da Emater/RS-Ascar de Bagé, a finalização da colheita foi favorecida pelos dias secos que aceleraram a maturação e diminuíram rapidamente o teor de umidade nos grãos. Apesar da diminuição de produtividade nas últimas áreas, ela se manteve próxima  as médias anteriores, entre 40 a 70 sacas por hectare. A diferença maior se deu nas áreas em que houve carência de umidade no período reprodutivo, especialmente em parte da Fronteira Oeste.

 

O planejamento dos produtores para a próxima safra projeta aumento dos custos de produção. Em Dom Pedrito, com 120 mil hectares cultivados na safra atual, sojicultores estimam elevação de 25% do custo em função da elevação dos preços dos principais insumos.

 

Na regional da Emater/RS-Ascar de Ijuí, a finalização da colheita da cultura de segundo cultivo obteve rendimento médio levemente superior a 40 sacas por hectare. Os melhores resultados ocorreram nas áreas de cultivo sobre a resteva do milho colhido em janeiro.

 

Nas regionais de Soledade e Erechim, a safra finalizou com rendimentos médios de 55 e de 61 sacas por hectare, respectivamente. Na de Caxias do Sul, com a colheita concluída, produtores já semearam plantas de cobertura de solo ou forrageiras de inverno.

 

Áreas destinadas para grãos

 

O trigo, aveia e cevada seguem em pousio, aguardando a época apropriada para semeadura. Na de Frederico Westphalen, a produtividade das lavouras atingiu uma produtividade média de 61 sacos por hectare, 44% superior à do ano anterior.

 

Agroclima PRO

 

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

O Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.