Umidade do solo favorece desenvolvimento das olerícolas

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Foto: Istock

 

Na região de Santa Rosa, no Rio Grande do Sul, a boa umidade do solo derivada das últimas chuvas favorece o desenvolvimento e crescimento das olerícolas, em especial para aquelas cultivadas a céu aberto.

 

De acordo com o último Informativo Conjuntural produzido pela Gerência de Planejamento da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), as chuvas diminuíram a necessidade de irrigação e garantiram maior facilidade na construção de novos canteiros para a implantação das mudas de folhosas.

 

Muitos produtores continuam buscando mudas de tomateiros para consumo próprio, e outros cultivos de cercado para garantir boa variedade na composição alimentar das famílias. Após a chuva, os agricultores retomaram os trabalhos de transplante de mudas e semeadura. É intenso o plantio de pepino, moranga, abóbora e chuchu.

 

Em andamento também os trabalhos de controle de inços e de pragas e doenças, em especial o pulgão no repolho e na couve-flor. No momento ocorre produção e comercialização da alface em estufa, tempero verde, rúcula, rabanete, repolho, couve-flor, beterraba, cenoura e agrião.

 

Frutícolas

 

Na regional da Emater/RS-Ascar de Ijuí, ocorreu intensificação da semeadura e do transplantio de melão e melancia. As videiras estão em plena emissão dos brotos e os produtores iniciam a aplicação de fungicidas na cultura para controle de doenças. Os citros estão em plena floração e a cultura do pêssego em desenvolvimento dos frutos. Os produtores iniciam o controle preventivo de mosca-das-frutas.

 

Na de Santa Rosa, iniciam os tratamentos nos ramos e folhas novas das frutíferas para controle de doenças fúngicas como antracnose, míldio e manchas foliares. As videiras mais precoces estão iniciando as brotações após as podas e está sendo feita a primeira adubação, por ocasião da brotação.

 

Com o aumento das temperaturas, citros em geral apresentam emissão de novos ramos e boa floração. Com as chuvas ocorridas na última semana foi possível realizar o plantio de melancia e melão nas áreas abertas sem irrigação, especialmente para autoconsumo.