Produtores intensificam preparo do solo para plantio da soja

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Os produtores gaúchos intensificam as atividades de preparo das áreas para plantio de soja nas regionais administrativas da Emater/RS-Ascar de Ijuí e Santa Rosa. Na de Ijuí, sojicultores dispensam atenção para as invasoras de difícil controle em pós-emergência, que estão sendo monitoradas e controladas na dessecação com duas aplicações sequenciais. Iniciaram também o tratamento e o adequado armazenamento de sementes nas propriedades rurais.

 

Não há registro de áreas semeadas, embora o zoneamento agrícola de risco climático indicava período favorável de semeadura a partir de 21 de setembro para determinado grupo de cultivares e tipo de solo. Na de Santa Rosa, após 10 de outubro estará liberado o início do plantio, em conformidade com o ZARC para a Fronteira Noroeste.

 

Produtores retiram os insumos para o plantio já comprados e demonstram preocupação com a alta substancial dos custos de produção, especialmente adubos, óleo diesel, sementes e agrotóxicos, cuja alta se aproxima de 60% em relação aos custos da safra passada.

 

Leia também: Chuva e geada tardia nos campos do Sul

 

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

 

Faça parte da maior comunidade AGRO!
O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!