Foto: Vera Rosane Muller – São Gabriel – RS
A umidade em solo para o desenvolvimento das culturas está alto na maior parte do país. A chuva vem em boa época para o desenvolvimento agrícola. De acordo com o boletim (23/10) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em São Paulo a colheita do trigo alcança 85% das áreas e em Santa Catarina 20%. No Rio Grande do Sul, o tempo mais seco desta semana ajudou e os trabalhos no campo estão acelerados: 28% do trigo foi colhido até 21 de outubro, de acordo com a Emater.
Soja
Em São Paulo, o plantio da soja avançou 40% e do milho 55% das áreas semeadas, de acordo com o último boletim divulgado pela Conab, no dia 23 de Outubro. Em Mato Grosso do Sul: 41% das áreas de soja foram instaladas até 23 de outubro. Na Bahia, o plantio da soja está com 6% e o Maranhão segue com 3%, Goiás com 45%, seguido do Tocantins com 13%. O Piauí também começou o plantio da nova safra de soja e alcança 3% das áreas instaladas. Ainda de acordo com a Conab, Minas Gerais avança com 15% das áreas de soja instaladas e Santa Catarina 29,4%.
De acordo com o Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral), no Paraná: 60% de soja está instalada nos campos. O milho com 93% e 82% do trigo já foi colhido no estado.
Tendência do clima
Até a quinta-feira (4/11), a chuva mais intensa alcançará Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo e sul da Bahia. No Sul, o enfraquecimento da precipitação ajudará no término da instalação e melhora dos tratos culturais. Até o fim do primeiro decêndio de novembro, a chuva forte migrará completamente para o Norte e Nordeste, além de Mato Grosso, Goiás e norte de Minas Gerais. O centro e sul do Brasil passarão por um período mais seco e com maior amplitude térmica.
Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?
Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra.
O Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.
Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!