Foto: Rosemari Montanher – Atalaia- PR
O plantio da primeira safra de milho 2021/2022 praticamente encerrou na última semana de outubro no Paraná, chegando a 93% da área estimada em 423,7 mil hectares, 14% superior à do ciclo passado. A estimativa é de que sejam produzidas 4,1 milhões de toneladas. Se o número se confirmar, representa 33% a mais do que o colhido na safra anterior.
A produtora rural Edina Franciosi, diz que no sul do Paraná, onde está localizada sua propriedade, ainda existe umidade no solo. “Nesta quarta-feira (03/11), o calor apertou desde cedo e uma chuva agora seria muito bem vinda para favorecer o plantio e desenvolvimento da cultura”, frisa a produtora.
Já, a produtora rural Rosemari Montanher, da cidade de Atalaia, no norte paranaense diz que está precisando de chuva. “Tem muito produtor da região realizando o replantio da soja”.
Rosemari Montanher – Atalaia – PR – desenvolvimento do milho em pequena área
Clima
De acordo com o meteorologista Celso Oliveira, a boa notícia é que a partir deste mês de novembro há expectativa de chuva na dose certa, sem extremos. E, também não há expectativa de aparecimento de estiagem, a não ser na fronteira com o Uruguai, onde o outubro já foi mais seco.
Soja
O plantio da soja evoluiu de forma consistente e na última semana de outubro chegou a 60% da área total, com 96% das lavouras em boas condições. Segundo o Deral, a produção de soja deve chegar a 20,8 milhões de toneladas na safra 2021/2022, 5% a mais do que no ciclo passado. Já a área é estimada em 5,6 milhões de hectares, 1% superior. Destaca-se ainda a alta rentabilidade da cultura, segundo o analista Edmar Gervásio.
Nos últimos quatro anos, o aumento médio (anual) do preço recebido pelos produtores pela saca de 60kg de soja foi de 28,41%, enquanto os custos de produção subiram apenas 3,8%. A margem de lucro bruta, que era de 97% em 2018, saltou para 286% neste ano. Do ponto de vista econômico, poucas atividades conseguiram tamanha rentabilidade, diz o técnico.
Feijão 1ª safra
Os dados do Deral para a safra das águas 2021/2022 no Paraná indicam uma área de 139,2 mil hectares, 9% inferior à da safra 2020/2021, e produção de 274,5 mil toneladas, 7% maior. A produtividade esperada é de 1.973 kg por hectare.
A umidade no solo favoreceu o plantio, que chegou, nesta semana, a 88% da área total.
No entanto, as chuvas constantes em praticamente todo o estado em outubro, somadas à falta de precipitações em meses anteriores, reduziram um pouco a qualidade das lavouras, explica o engenheiro agrônomo do Deral Carlos Alberto Salvador.
Neste momento, 91% da área plantada está em boas condições e 9% em condições médias. No mês passado, cerca de 98% estavam em boas condições. Segundo Salvador, as lavouras nas regiões de Francisco Beltrão e Guarapuava estão em fase de frutificação, o que as coloca em vantagem na colheita. Não há relatos sistematizados de perdas nessa cultura até o momento devido às adversidades climáticas.
Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?
Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra.
O Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.
Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!