Clima colabora com o avanço do plantio e colheita no BR

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

O Maranhão e o Piauí seguem com o plantio de soja. De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), 6% das áreas de soja foram instaladas até 30 de outubro, nos dois estados. 

 

A chuva tem sido volumosa no Matopiba. Isso é efeito de um corredor de umidade que atravessa o Nordeste. A partir desta sexta-feira (05), o sistema passa a ser denominado de ZCAS e provoca chuva frequente por mais de 4 dias seguidos.

 

O que é a ZCAS e como este sistema se forma?

 

ZCAS e frente fria provocam chuva no BR nesta sexta

 

Ainda de acordo com a Conab, no Tocantins, 40% das áreas de soja foram plantadas e na Bahia 9%.

 

Tendência de chuva

 

No decorrer dos próximos cinco dias a chuva mais volumosa atinge o interior da Bahia e do Tocantins, com acumulados acima dos 50 milímetros. Os índices de água no solo estão se recuperando aos poucos e com a chuva dos próximos dias, o oeste da Bahia e o Tocantins podem atingir níveis próximos à saturação. Entre os dias 10 e 14 de novembro a chuva diminui e fica mais espaçada. Os acumulados podem ser elevados, mas apenas em alguns pontos do Matopiba.

 

Sudeste

 

Em São Paulo, a colheita do trigo está praticamente concluída com 95% das áreas, segundo o último boletim da Conab, do dia 30 de Outubro. Os trabalhos de plantio no campo foram retomados e seguem a todo vapor com 65% das áreas de soja concluídas e 63% das áreas de milho.

 

Em Minas Gerais, 40% das áreas de soja foram instaladas. O plantio do milho alcança 30%, segundo o boletim do dia 23 de outubro, da Conab. 

 

Clima 

 

Para os próximos cinco dias a previsão é de chuvas isoladas pelo interior paulista, com baixos acumulados. Os maiores volumes ocorrem nas áreas de pastagens do norte de Minas Gerais, podendo passar os 30 milímetros em cinco dias. Entre os dias 10 e 14 de há uma tendência de chuva frequente no interior de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso o que favorece os índices de água no solo.

 

umidadedsolo

 

Centro-Oeste

 

Os trabalhos de plantio em Mato Grosso estão acelerados. Levantamento do dia 30 de Outubro, divulgado pela Conab mostra que 72% das áreas de soja foram instaladas. Em Goiás, o plantio já alcança 60% das áreas de soja e 18% de milho. 

 

Na Região Centro-Oeste, os próximos cinco dias seguem com tempo bem instável em todos os estados da região, com pancadas mais volumosas mas ainda de forma isolada em Goiás e em Mato Grosso. Depois do dia 10/11, a tendência é que a umidade fique mais ao sul o que favorece a chuva frequente nos estados de Mato Grosso e de Goiás com acumulados próximo de 70 milímetros em algumas cidades.

 

Sul

 

Santa Catarina avança com o plantio. Praticamente, as áreas de arroz e milho estão quase concluídas. De acordo com a Conab, até o dia 30/10, 89,2% das áreas de milho  e 92,3% das áreas de arroz tinham sido instaladas. A soja segue em ritmo de plantio no campo com 34,7% das áreas plantadas. No estado catarinense, a colheita do trigo segue com 36,4% das áreas colhidas, neste período. 

 

A Emater-RS, atualizou os dados neste último dia 4/11 e informa que o Rio Grande do Sul já colheu 48% do trigo e o plantio de milho completou 79% das áreas semeadas. Com relação ao arroz, 60% das áreas foram plantadas, segundo boletim do dia 30/10, da Conab. 

 

Na Região Sul do Brasil, uma frente fria avança e leva chuva para todos os estados, o que pode atrapalhar as atividades de colheita. Os maiores acumulados ocorrem especialmente,  no Paraná, nestes próximos dias. 

 

Norte

 

Na Região Norte do Brasil, a chuva mais significativa nos próximos dias ocorre no Tocantins. Chove também nos demais estados, porém com volumes menores e pontualmente, alguma cidade pode registrar uma chuva mais forte. Entre os dias 10 e 14 de novembro, a chuva perde força no Amapá.