Ventania prevista aumenta evapotranspiração

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Foto: Istock ilustrativa

 

Nesta quinta-feira (25), um sistema de baixa pressão vai avançar entre Argentina, Uruguai e Sul do Brasil e vai favorecer o desenvolvimento de nuvens muito carregadas. Associado a este sistema muita ventania com rajadas entre 80 e 90km/h, nas cidades e regiões agrícolas. No campo, o vento colabora para aumentar a evapotranspiração. 

 

A chuva começa cedo pela fronteira oeste do Rio Grande do Sul e se espalha por todas as regiões gaúchas no decorrer do dia. A partir da tarde, também há risco de temporais no centro-oeste de Santa Catarina e no oeste do Paraná.

 

Os maiores acumulados são previstos para as regiões gaúchas dos Pampas, das Missões e do centro do estado. Mesmo assim, há potencial de tempestades em todas as áreas, inclusive na Grande Porto Alegre. 

 

De acordo com o meteorologista Celso Oliveira, a chuva acontece em curto espaço de tempo. No período entre 24 e 30 de novembro, a chuva é irregular e não é bem distribuída sobre o centro-sul do Brasil. A umidade do solo está baixa, principalmente no Rio Grande do Sul e algumas áreas do Paraná. Observe que no mapa abaixo existe uma tendência de reposição da umidade.

 

umidade     

Destaque para chuvas fortes no fim de semana em áreas do Piauí, Maranhão, Bahia Tocantins, Pará, sul de Rondônia. Em Mato Grosso, as condições são favoráveis ao tratos culturais no campo. 

 

Tendência

 

Ainda de acordo com o meteorologista, para a primeira semana de dezembro há expectativa de uma chuva mais organizada sobre o centro-norte do país com acumulados na divisa com o Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais com a formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), canalizando toda a umidade da Amazônia sobre Goiás, Mato Grosso e boa parte da regiões Norte e Nordeste.

 

“Isso significa que as invernadas no Mato Grosso vão retornar na primeira semana de dezembro dificultando novamente as atividades de campo. As lavouras de café entre Bahia e Espírito Santo podem sofrer com a quantidade de chuva acumulada”, analisa Oliveira.

 

Para o Sul, São Paulo Mato Grosso do Sul, há expectativa de diminuição da chuva. No interior gaúcho a chance de chuva é bem pequena.  

 

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

 

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!