As condições meteorológicas da primeira semana de dezembro tempo seco, temperaturas em elevação e associadas a ventos têm diminuído a umidade dos solos, impossibilitando a continuidade do plantio da soja, que está em 85% da área total estimada no Estado. Da área plantada, 99% está em germinação e desenvolvimento vegetativo, enquanto 1% está em fase de floração.
O cenário climático desse início de dezembro, caracterizado por temperaturas elevadas, forte radiação solar, baixa umidade relativa do ar e escassez de chuva, também traz limitações à cultura do milho no Rio Grande do Sul. As plantas têm se ressentido, apresentando enrolamento das folhas e paralisação do crescimento e desenvolvimento vegetativo. O plantio chega a 90% da área total estimada no Estado. Destes, 36% está em germinação ou desenvolvimento vegetativo, 23% em floração, 35% em enchimento de grãos e 6% em maturação.
O plantio do arroz segue sendo favorecido pelas condições adequadas do tempo e já alcança 97% no Estado, estando 99% da área cultivada em germinação e desenvolvimento vegetativo e 1% já em floração.
Paraná
O plantio da soja no estado do Paraná está praticamente encerrado. Segundo o relatório de plantio e colheita divulgado nesta semana pelo Departamento de Economia Rural, a área estimada encontra-se quase toda implantada. O clima seco e quente persiste, e traz preocupações aos produtores paranaenses.
Das lavouras a campo, 83% estão em boas condições, 15% estão em condições medianas e cerca de 2% estão em condições consideradas ruins. Com relação às fases, as lavouras a campo estão com 1% em germinação, 56% em desenvolvimento vegetativo, 35% em floração e 9% em frutificação.
O relatório semanal do Deral apontou uma piora das condições de lavoura da primeira safra de milho 21/22. O principal motivo é a situação climática que apresentou em várias regiões do Estado calor intenso durante o dia, temperaturas mais frias à noite, umidade baixa e chuvas irregulares. Isso fez com que as plantas fossem impactadas, piorando a situação geral.
O relatório apontou que temos 90% da área total de 430 mil hectares em condições boas, enquanto na semana anterior este percentual era de 95%.
Tendência do clima
O Sul do Brasil está seco e quente. A estiagem agrícola já começa a provocar perdas em diversas lavouras da Região. De acordo com os meteorologistas da Climatempo, no próximo domingo (12/12) volta a chover no Paraná e há risco de temporais no estado. Em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, previsão de pouca chuva. Em Uruguaiana, previsão de apenas 6 mm na segunda-feira (13/12). Para os próximos 15 dias, o tempo seco persiste com temperaturas elevadas.
AgroTalk: Soluções para a Agricultura 4.0
Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?
Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra.
O Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.
Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!