Mandioca sofre com os efeitos da estiagem

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

As condições climáticas ocorridas na regional da Emater/RS-Ascar de Bagé exigiram maior fornecimento de água em sistemas de irrigação por gotejamento ou aspersão, especialmente na Fronteira Oeste, onde não ocorreram precipitações no período.

 

Em São Borja e arredores, diminuiu a oferta nas folhosas. Já em Itacurubi, olerícolas apresentam razoável desenvolvimento, tanto as folhosas como os tubérculos. A maior parte da produção do município é para consumo das famílias.

 

Mandioca no noroeste do Paraná

 

Neste final de ano e também de encerramento de safra, muitos produtores continuam enfrentando dificuldades com a colheita, prejudicada pela falta de chuva. É o segundo ano consecutivo que a cultura da mandioca sofre os efeitos da estiagem que esteve presente durante vários meses do ano. Com isso, a colheita continua em ritmo bastante lento, devido à falta de umidade no solo.

 

Frutas

 

O clima seco na regional da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa favorece a sanidade das frutíferas, mas as altas temperaturas e a baixa umidade do ar têm provocado a perda de umidade no solo que começa a prejudicar frutíferas como os citros que entram no estágio de floração e formação inicial dos frutos.

 

Entretanto, videiras, macieiras e pessegueiros com frutos formados não sentem prejuízos com a restrita umidade no solo. No campo segue a colheita de pêssego e ameixa que apresentam boa qualidade.

  

Com a finalização da safra da laranja Valência, citros têm colheita encerrada. A cultura sem tratos culturais enfrenta ataque de pulgões e outras pragas, típicas do momento.

 

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

 

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!