Falta de chuva prejudica desenvolvimento das pastagens

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A baixa ocorrência de chuvas incide na dificuldade de desenvolvimento das pastagens e o gado de corte ainda mantém estado corporal satisfatório, sendo possível começar a observar um menor ganho de peso dos animais.

 

De acordo com o Informativo Conjuntural, produzido e divulgado nesta quinta-feira (16/12) pela Gerência de Planejamento (GPL) da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), os pecuaristas realizam consertos e manutenção das cercas, fornecimento de sal comum e sal mineral para os rebanhos, aplicam tratamentos antiparasitários e vacinação contra as clostridioses, além da vacinação contra raiva herbívora nos locais indicados pelas inspetorias de defesa agropecuária (IDAs).

 

A época de parição está praticamente encerrada, restando somente os animais de propriedades que não adotam temporada de monta. O período destaca-se pelas fêmeas em parição ou lactação e por terneiros em desenvolvimento. As matrizes estão sendo inseminadas com inseminação artificial (IA), inseminação artificial em tempo fixo (IATF) ou colocadas em monta natural.

 

Tendência do clima 

 

A partir do início da próxima semana, a formação de uma nova área de baixa pressão volta a provocar chuva em parte do Rio Grande do Sul. Na segunda-feira, a chuva vai se concentrar entre o centro-oeste e norte do estado, e vai ocorrer entre os períodos da tarde e da noite. Na terça-feira, o tempo fica firme apenas no sudeste do estado. Nas demais áreas são esperadas pancadas de chuva, que ocorrem de maneira irregular ao longo do dia, inclusive na capital Porto Alegre. 

 

No Paraná, pode chover nas áreas do sul e leste do estado. No noroeste do Paraná, não há indicação de chuva nos próximos 7 dias.

 

Por volta do dia 29 de dezembro, há uma expectativa de chuva entre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com uma estimativa de 50 milímetros de chuva para algumas localidades. No decorrer de Janeiro, há uma tendência de chuva mais abrangente. Veja previsão para o Verão nas lavouras do Sul do Brasil. Clique aqui 

 

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

 

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!