O milho é um dos mais importantes produtos do setor agrícola no Brasil e se destaca pela sua versatilidade e importância econômica em vários setores, sendo na indústria, na alimentação humana e animal. O milho é pertencente a família Poaceae que é composta por várias espécies. Veja abaixo a sua classificação:
Reino: Plantae
Divisão: Angiospermae
Classe: Monocotyledoneae
Ordem: Graminales
Família: Poaceae (Gramineae)
Subfamília: Panicoideae
Gênero: Zea
Origem do milho no Brasil
No Brasil, o milho já era cultivado pelos índios antes mesmo da chegada dos portugueses. Mas foi com a chegada dos colonizadores, há mais de 500 anos atrás, que o consumo do cereal no país aumentou consideravelmente e passou a integrar o hábito alimentar da população. Por suas características fisiológicas, a cultura do milho tem alto potencial produtivo e pode atingir de 360 a 1440 grãos por espiga. Dentro dos componentes da produção destaca-se o manejo, a genética e ambiente.
Qual a época ideal para o plantio?
A produção de milho no Brasil é caracterizada pelo plantio em duas épocas: primeira safra (ou safra de verão) e segunda safra (ou safrinha). Os plantios de verão são realizados em todos os estados, na época tradicional, durante o período chuvoso, que ocorre no final de agosto, na região Sul. Até os meses de outubro/novembro, no Sudeste e Centro-Oeste. Na região Nordeste, esse período ocorre no início do ano.
A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) classifica como segunda safra a safrinha propriamente dita e a safra de inverno plantada em Rondônia, Tocantins e em determinadas regiões da Bahia e de Sergipe.
A safrinha refere-se ao milho de sequeiro, plantado extemporaneamente, geralmente de janeiro a março ou até, no máximo, meados de abril. Quase sempre depois da soja precoce e predominantemente na região Centro-Oeste e nos estados do Paraná, São Paulo e Minas Gerais.
Temse verificado, nos últimos anos, decréscimo nas área plantadas da primeira safra, mas compensado pelo aumento do plantio no período da safrinha e no aumento do rendimento de grãos das lavouras de milho. Tanto na primeira safra quanto na safrinha. Apesar das condições desfavoráveis de clima, os sistemas de produção da safrinha têm sido aprimorados e adaptados a essas condições. O que tem contribuído para elevar os rendimentos das lavouras também nessa época.
Cultivo do milho
Para começar a cultivar o milho, é importante pesquisar a região. Clima e tipo de solo irão definir os preparativos para cada tipo diferente de milho. Dependendo de sua região, será preciso plantar sementes em tempos diferentes. Tipicamente, entre Setembro e Dezembro é uma boa época para plantar. Tome cuidado para não plantar seu milho se o solo estiver muito frio.
Milho doce
O milho doce é a variedade clássica tipicamente comida no sabugo ou extraída de uma lata. Ele é conhecido pelo grão amarelo-dourado e pelo sabor suave e doce. O milho doce é comumente plantado em jardins caseiros.
O milho doce padrão é o mais amargo das variações. Cerca de 50% do açúcar contido no milho doce padrão é convertido em amido 24 horas após a colheita; portanto, ele deve ser consumido ou enlatado logo após colhido. O milho doce melhorado é geneticamente modificado para diminuir a taxa de conversão do açúcar, aumentando a doçura e a maciez dos grãos. O milho superdoce é a variedade mais adocicada disponível. Seus grãos são ligeiramente menores que outras variações de milho doce, murchando quando secos.
Milho do campo
O milho de campo tipicamente não é cultivado para ser consumido cru. Ele é usado primariamente para alimentar animais ou na produção de muitos alimentos processados. Cultivar milho de campo é benéfico para o uso na fazenda ou para venda.
Sol no período de crescimento
O milho gosta de tomar bastante sol enquanto cresce. Escolha uma parte de seu jardim que realmente seja bastante atingida pelos raios solares. Tente escolher uma área relativamente livre de ervas, já que o milho tem dificuldades em competir com elas num terreno.
A temperatura do solo e do ar exercem um impacto significativo sobre a produtividade e a duração do ciclo fenológico do milho.
Tipo de solo
O milho prefere um solo rico em nitrogênio e bem adubado. Se possível, plante em solo onde feijões ou ervilhas já tenham sido cultivados. Isso colabora para enriquecer o solo com mais nitrogênio. Mantenha a temperatura do solo em 15°C. Caso ele não seja quente o suficiente, você pode aumentar a temperatura dele cobrindo-o com plástico preto. Corte buracos nesse plástico preto e plante seu milho no meio deles. Adicione adubo ao solo duas e quatro semanas antes de plantar o milho. Isso permitirá que o fertilizante se incorpore ao solo.
Plante seu próprio milho área pequena
Para cada pessoa que pretende consumir milho, plante de dez a quinze plantas. Se cada planta crescer sem problemas, elas deverão produzir 2 espigas cada. O milho se poliniza pelo vento. Portanto, é melhor plantá-lo em blocos do que em fileiras individuais para que o pólen tenha uma chance maior de se germinar.
Plante as sementes a 2,5-5,0 centímetros abaixo do solo, distanciando uma planta de outra em um espaço entre 60-90 centímetros. Para aumentar as chances de as sementes germinarem, plante 2-3 sementes juntas em cada buraco. Ao cultivar múltiplas variedades de milho, plante-as em blocos separados para reduzir o risco de polinização-cruzada. Se a polinização-cruzada ocorrer, ela produzirá grãos duros e cheios de amido.
O milho requer cerca de 2,5 centímetros de água por semana, sendo que deixar de regar a planta pode fazer com que ela produza espigas com poucos grãos. Tente evitar regar o topo da planta, pois isso poderia remover o pólen. Remova ervas daninhas de plantas jovens até o milho chegar no estágio R1. A partir de tal ponto, o milho irá lidar com as ervas daninhas por conta própria.
O milho estará pronto para colher quando os grãos estiverem se apertando na espiga, produzindo um fluido semelhante ao leite ao ser perfurado. Geralmente, o ponto do milho verde para bolos e cural é quando ele atinge a fase reprodutiva chamada de R3.
O milho do campo quando alcança a fase reprodutiva R4 é ideal para grãos farináceos e os grãos nesta fase já atingiram 70% de umidade. Na fase R5, o dente do milho está formado e a espiga conta com 55% de umidade. Para o milho silagem, a fase ideal é a R4 e R5. A maturidade fisiológica acontece na fase reprodutiva R6.
As práticas culturais devem ser aplicadas nos estádios fenológicos mais apropriados do ciclo de crescimento e desenvolvimento das plantas.
Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?
Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra.
O Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.
Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!