Chuva em excesso deixa soja podre em Mato Grosso

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Foto: Thamirez Vasconcelos – Matupá – MT – soja

 

No centro-norte do Brasil, a chuva não dá trégua. Algumas lavouras começam a sentir o excesso de água e os períodos de invernada.

 

“Amanhece chovendo e a chuva continua até o outro dia. A soja está ficando podre e as doenças começam a surgir no campo. O serviço está atrasado, mas não vou reclamar da chuva porque a seca seria pior. Vou fazer as aplicações necessárias e seguir com os trabalhos”, comenta a produtora Thamirez Vasconcelos, de Matupá, Mato Grosso.  

 

WhatsApp Image 2021-12-22 at 06.31.47.

Foto: Thamirez Vasconcelos – Matupá – MT – soja

 

WhatsApp Image 2021-12-22 at 06.31.50.

Foto: Thamirez Vasconcelos – Matupá – MT – soja

 

Tendência do clima

 

Nos últimos sete dias, choveu mais intensamente sobre o Norte e Nordeste, além dos Estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Entre os dias 24 e 30 de janeiro, a chuva permanecerá sobre o centro e norte do Brasil com acumulado acima dos 100mm no norte de Minas Gerais e de Goiás, na Bahia, em Tocantins, Piauí, Maranhão e Pará. Em Mato Grosso, estima-se algo entre 50mm e 100mm em sete dias.

 

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

 

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!