Algodão plantado no Brasil atinge 52% da área total

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Um bloqueio atmosférico aumenta o calor e diminui a chuva na maior parte do Brasil. A região mais impactada negativamente com o sistema meteorológico é a Região Sul, que se mantem sob estiagem desde novembro.

 

A Conab estima uma diminuição de 3,4% da produção nacional de milho primeira safra justamente pela falta de chuva prolongada no Paraná e Rio Grande do Sul. Já em São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Piauí e Maranhão, o desenvolvimento do cereal é satisfatório.

 

Nos próximos sete dias, os maiores acumulados de chuva acontecerão no Planalto e Vale do Itajaí do Estado de Santa Catarina, ao longo da divisa entre São Paulo e Minas Gerais e no Maranhão.

 

Entre os dias 26 de janeiro e 01 de fevereiro, o bloqueio atmosférico se rompe parcialmente e trará chuva mais intensa ao Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná, embora muitas áreas de milho já tenham sido completamente comprometidas pela estiagem. Também há previsão de aumento da chuva em Goiás e Matopiba.

 

Cana de açúcar

 

Áreas produtoras de cana de açúcar na divisa entre São Paulo e Minas Gerais receberão chuva mais intensa pelos próximos sete dias. Nos últimos dias de janeiro, a precipitação intensificará sobre as lavouras de cana do Paraná, oeste de São Paulo e sul e leste de Mato Grosso do Sul.

 

Na primeira semana de fevereiro, a chuva espalhará por São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, sul e sudeste de Goiás e sudoeste de Mato Grosso.

 

Algodão

 

As importações de algodão pela China em dezembro de 2020 totalizaram 140 mil tons (+47% em relação a nov). O total de agosto a dezembro atingiu 457 mil tons e caiu 59% em relação à temporada passada para o mesmo período. As importações de fios de algodão da China também totalizaram 140 mil tons em Dez/20 (-8% que nov). O total de agosto a dezembro somou 805 mil tons, uma queda de 7% em relação ao mesmo período de 2020.

 

Na Índia, a indústria têxtil está preocupada com desabastecimento devido à safra menor. As fiações estão importando algodão para entrega em abril-maio-junho, assumindo que o governo removerá a taxa de 10% sobre a importação.

 

Austrália

 

Chuvas na Austrália têm animado os produtores por lá. Além de permitir o aumento da área projetada para esta safra, a precipitação está enchendo açudes e bacias. As projeções para a próxima safra (21/22) Australiana variam entre 1,1 e 1,2 milhões de toneladas, 100% para exportação.

 

Brasil

 

De acordo com dados do Ministério da Economia, o Brasil exportou 123,6 mil tons de algodão na primeira quinzena de jan/22. A média diária de embarque é 9,75% inferior a jan/21. 

 

Com relação a semeadura 2021/22, até ontem (20/01): BA (84%); GO (84%); MA (67%); MG (85%); MS: (98%); MT: (40%); PI (81%); PR (100%); SP (81%). Total Brasil: 52% plantado.

 

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

 

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!