Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Safra de grãos 2021/22 pode chegar a 270,2 milhões de toneladas

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

A atual safra de grãos no país está prevista em 270,2 milhões de toneladas, segundo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). 

 

No caso do milho, a nova estimativa para a produção total está prevista para 114,58 milhões de toneladas. Na primeira safra do cereal, a colheita está em 24,67 milhões de toneladas, enquanto que na segunda a previsão é de uma produção de 87,69 milhões de toneladas e a terceira tem uma estimativa de 2,21 milhões de toneladas.

 

Com a atualização, a Conab ainda espera uma forte recuperação na produtividade do grão com relação à temporada 2020/21, com consequente ampliação na colheita.

 

Foto: arquivo Istock

 

“A atual safra não irá atingir a produtividade potencial, mas ainda tende a ser uma boa produção principalmente pelas lavouras implantadas mais cedo. No entanto, ainda precisamos ter atenção com o desenvolvimento da cultura. A maior parte do milho semeado se encontra em estágios de desenvolvimento em que o Clima é preponderante. Para Mato Grosso e Goiás há uma tendência de déficit hídrico. Já em Mato Grosso do Sul e no Paraná, a maior preocupação é com o risco de geadas”, pondera o diretor de Informações Agropecuárias e Políticas Agrícolas, Sergio De Zen.

 

 

 

La Niña: atualização prevê fenômeno até o final de 2022

 

Tendência do clima

 

A partir de sexta-feira (13/05), um sistema de baixa pressão se forma entre a Argentina e o Paraguai e que aumenta o risco de queda de granizo em áreas produtoras do Mato Grosso do Sul e São Paulo. Produtores devem estar atentos a cana de açúcar e milho que podem ser afetados. Veja o mapa abaixo:  

 

 

 

A medida que a chuva avança a umidade do solo aumenta em mais áreas do centro-sul do Brasil, como Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, sul e leste de Minas Gerais e Espírito Santo. Do dia 19 a 25 de maio, período posterior a onda de frio, uma frente fria na altura da Bahia irá favorecer a chuva tardia no interior do estado, no Maranhão e Piauí.  

 

Onda de frio 

 

Uma intensa onda de frio vai provocar queda acentuada de temperatura sobre metade do Brasil na próxima semana. Além de geada em amplos estados, inclusive em áreas do Sudeste e Centro-Oeste, até há possibilidade de neve em alguns pontos do Sul do país. Vários recordes serão registrados neste período.

 

A partir de segunda-feira (16/05), os produtores devem estar atentos com danos à soja tardia e ao milho da Argentina. Geadas também alcançam Rio Grande do Sul e Santa Catarina. 

 

Localidades onde há possibilidade de geada

 

As simulações dos modelos indicam geada no sudoeste, sul e leste do Paraná, sul e região da Mogiana de São Paulo, sul de Minas Gerais, Triângulo Mineiro e sudeste de Goiás o que pode afetar o milho, café, feijão, hortifruti, laranja, cana de açúcar e pastagens.

 

Alerta para o risco de geada nas áreas produtoras de café

 

Como monitorar o Clima na sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

O AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

 

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!

 

 

Experimente ter monitoramento em tempo real da sua fazenda

+ mais notícias