Os incêndios podem ocorrer durante todo o ano, principalmente em períodos caracterizados pelo clima seco, pouca chuva, ventos fortes e altas temperaturas.
Segundo dados da Defesa Civil de São Paulo, o Brasil ocupa o 2º lugar entre os países da América Latina com maior número de focos de incêndio em 2022. Foram, até agora (30/05), mais de 14.574 focos, sendo que entre os biomas brasileiros, o Cerrado foi o mais atingido (44,8%) seguido pela Amazônia (33,3%) e Mata Atlântica (12,9%).
Queimada no Parque do Juquery (SP) em 23/09/21. Foto: CP PM Robson Mitsuo Munhoz Guenca
Dados do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE) mostram que é possível perceber um aumento significativo no foco de queimadas em todos os estados brasileiros. Só no Estado de São Paulo, no ano de 2020, houve 6.123 focos ativos detectados por satélite. No ano de 2021, esse número caiu para 5.469, embora ainda seja um valor alto comparado aos últimos 10 anos. No período de 01 janeiro de 2022 até o dia 30 de maio, já ocorreram 446 queimadas em São Paulo.
Workshop
Diante destes dados, a Climatempo irá realizar o Workshop Operação Queimadas 2022 com o objetivo de esclarecer algumas informações sobre a previsão do clima para a temporada 2022. O meteorologista irá explicar sobre os sistemas de detecção com ênfase nos satélites, as vantagens do sensoriamento remoto e como os dados são calculados e como devem ser interpretados para o melhor planejamento de curto e longo prazo.
Você também irá conhecer as aplicações do uso de dados de queimadas através do Sistema de Monitoramento e Alerta Climatempo (SMAC), como consultar histórico, alertas em tempo real, mapas de risco e exemplos de cases reais de monitoramento de queimadas.
O workshop acontece na terça-feira (07/06), às 19h. Clique no link abaixo e já ative o lembrete para assistir o evento: