Começou o período do vazio sanitário da soja em MT

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Na última quarta-feira, começou o vazio sanitário da soja e segue até o dia 15 de setembro, em Mato Grosso, segundo a Aprosoja.

 

Neste período fica proibida a presença de plantas vivas de soja e também o cultivo da cultura no Estado. A medida é uma estratégia de manejo da doença para o controle da ferrugem asiática da soja.  

 

A gerente de Defesa Agrícola da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Jerusa Rech, afirmou que esse período é importante para o setor, uma vez que 90 dias são suficientes para evitar a contaminação e proteger as lavouras da ferrugem asiática, doença que tem um alto índice de danos.

 

Foto: arquivo Istock

 

“O período do vazio é a principal medida fitossanitária na prevenção da ferrugem asiática da soja e ela tem como objetivo reduzir a sobrevivência do fungo causador da doença no período da entressafra”, explicou Jerusa.

 

Quem desrespeitar o período pode ser autuado e/ou multado. A multa para quem descumprir a medida é de 30 UPFs (Unidade Padrão Fiscal) mais 2 UPFs por hectare de planta não eliminada.

 

Tendência do clima para os próximos dias

 

No fim de semana (18 e 19/06), uma frente fria avança em direção ao Sudeste e Centro-Oeste. No sábado (18), a chuva já cai mais fraca sobre boa parte destas regiões, mas volta a ganhar força no domingo (19) entre Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo. 

 

Depois da entrada desta frente fria, a tendência é que ocorra um período mais seco e outras frentes frias tenham um pouco de dificuldade para avançar para o norte do Paraná, Sudeste e Centro-Oeste. Os sistemas ficam mais concentrados entre o Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina. Consequentemente, o desenvolvimento do milho avança e não há risco para geada nesta cultura. 

 

A partir de meados de julho, com a queda de temperatura outras culturas (café, cana de açúcar, laranja) podem sentir os efeitos do frio.

 

Nos próximos dias, há previsão de chuva no leste do Nordeste, principalmente entre o Recôncavo baiano e a Paraíba neste fim de semana. Do dia 24 a 30 de junho, permanece as condições para chuva forte no leste e norte do Nordeste e chuvas intensas no norte do Amapá, norte do Pará, Roraima e norte do Amazonas.       

 

Como monitorar o Clima na sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

 

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!