10 fertilizantes para preparar em casa

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

As flores do seu jardim e as plantas de sua horta merecem ser bem alimentadas, pois somente assim podem retribuir de maneira satisfatória, com muita beleza, e alimentos de qualidade. O fertilizante é parte essencial da jardinagem.

 

Na horta, podemos cultivar nossos próprios vegetais e fazer nosso próprio adubo caseiro. Econômico e ecológico é uma ação fácil e que fará muito bem ao seu jardim e ao ambiente.

 

Quer descobrir quais fertilizantes você mesmo pode preparar em sua casa? Confira as dicas de Valter Casarin, Coordenador Científico da Nutrientes para a Vida (NPV) braço da fundação norte-americana NFL – Nutrients For Life – no Brasil.

 

1- Casca de banana

 

A casca de banana contém muito potássio, fósforo e cálcio, por isso é ideal para a floração e a reprodução das plantas. Para usá-la, basta enterrá-la no solo, bem na base da planta e deixá-la se decompor. Uma dica importante é congelar as bananas maduras, em vez de jogá-las fora. Em seguida, enterre-as perto de uma planta que precisa delas. Além disso, você pode mergulhar uma casca de banana na água por 2 ou 3 dias e depois borrifar a água nas plantas.

 

2- Cascas de ovo

 

Ricas em cálcio e, portanto, boas para o crescimento das plantas, as cascas de ovos irão combater o apodrecimento das flores de tomate. Esse problema acontece se o solo não tiver cálcio. Para remediar isso, tudo o que você precisa fazer é esmagar algumas cascas de ovos e enterrá-las sob a superfície do solo.

Você também pode usar um spray misturando cerca de vinte cascas de ovos e 4 litros de água. Ferva tudo por alguns minutos e deixe em infusão na água durante a noite. Use uma peneira e despeje o líquido em um borrifador. Pulverize diretamente no solo.

 

3- Borra de café

 

A borra de café é um fertilizante natural que adiciona nitrogênio ao solo pobre. Além disso, é muito popular com rosas, hortênsias e magnólias. Quando adicionamos borra de café ao solo, estamos melhorando a matéria orgânica do solo.

 

4- Sal de Epsom ou Sulfato de Magnésio

 

Esse sal que tem propriedades anti-inflamatória, antioxidante e relaxante é uma importante fonte de magnésio e enxofre ao solo. Interessante para tomates e rosas. A água salgada Epsom é perfeita para mudas e para reduzir o choque do transplante. A receita é simples e rápida: coloque 1 colher de sopa de sal Epsom em 4 litros de água. Também pode ser misturado no solo ao redor das plantas na proporção de 1 colher de sopa para cada pé de 60 cm de altura, devendo então ser posteriormente regado.

 

Foto: Getty Images

 

5- Infusão de grama cortada

 

Para obter um fertilizante com alto teor de nitrogênio, podemos usar os restos de grama cortada. É muito simples de fazer. Encha um recipiente de 25 litros com grama recém-cortada e cubra com água. A mistura deve descansar por 3 a 5 dias. Em seguida, dilua a infusão: uma medida de infusão de grama para 9 de água. Tudo o que você precisa fazer é regar suas plantas.

 

6- Infusão de composto orgânico

 

Para fazer uma infusão de composto orgânico, use a mesma receita da infusão de grama cortada, mas substitua a última por composto. Você tem que colocar um pouco em um balde, depois cobrir com água. Deixe macerar por 2 ou 3 dias e depois filtre. Isso resulta em um líquido muito mais rico com uma variedade de nutrientes, ideal para qualquer planta. Diluir antes de usar para que tenha uma cor amarela escura.

 

7- Água do cozimento

 

A água da cozedura dos seus vegetais é rica em nutrientes e sais minerais, muito úteis para o crescimento das plantas. Para usá-lo, deixe a água do cozimento esfriar e regue sua horta com ela.

 

8- Cinzas de madeira

 

Se você tiver uma lareira, fogão ou churrasqueira à lenha, guarde as cinzas da madeira queimada para reciclagem. Elas podem ser usadas como fertilizantes, pois possuem um forte poder nutritivo, necessário para o bom desenvolvimento das plantas. Misture as cinzas com a água do regador e regue seu jardim com essa mistura. Além da parte nutricional, as cinzas são eficientes para proteger suas plantas de lesmas e caracóis, além da proteção contra doenças.

 

9- Estrume de urtiga

 

O estrume de urtiga é muito eficaz no jardim. Dependendo da dosagem, pode ser usado como fertilizante, inseticida e até tratar certas doenças. O preparo se faz com 1 quilo de urtiga antes de florescer, para 10 litros de água em um balde plástico. Para usar o estrume é necessário filtrar e diluir, em seguida, adicione-o ao regador com água.

 

10- Saquinhos de chá

 

Você sabia que os saquinhos de chá contêm carboidratos? Isso aumenta os vegetais e melhora a floração das plantas com flores. Você pode então usá-los, macerando-os em água. Use a mistura diluindo-a na água de irrigação.

 

Se você não tem condições de preparar seu próprio fertilizante, a recomendação é o uso de fertilizantes minerais apropriados para jardinagem e hortas. Esses produtos podem ser obtidos em floriculturas ou mesmo em lojas de produtos agropecuários. Lembrando que os fertilizantes minerais são mais concentrados em nutrientes, além de apresentá-los em formas solúveis, prontamente disponíveis para as plantas.

 

Tendência do Clima

O tempo já está instável no Rio Grande do Sul há vários dias. Com isso, a chuva desta semana ainda pode impactar momentaneamente os trabalhos em campo, especialmente a finalização do plantio das culturas de inverno. Enquanto nas demais áreas do Sul, as atividades ainda são beneficiadas, já que o tempo segue quente e seco.

 

 

Uma massa de ar polar avança sobre o centro-sul do Brasil ao longo dos próximos dias e o  declínio mais acentuado de temperatura é previsto para a primeira semana de agosto. O risco de geada, por enquanto, é maior entre o interior gaúcho e interior paranaense.

 

No Sudeste e no Centro-Oeste, não há expectativa de grandes mudanças até o final do mês de julho. O ar continua seco e quente para os padrões deste período.

 

 

Como monitorar o Clima na sua fazenda?
 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

 

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!