Cultura da maçã no RS tem novas regiões com potencial climático

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) atualizou o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) para a cultura da macieira para as regiões Sul e Sudeste. A atualização consiste em algumas alterações na nota técnica e aumento da área de abrangência, com novas regiões com potencial climático para a produção de maçã para o estado do Rio Grande do Sul.

 

A metodologia utilizada foi a mesma para as demais culturas, na qual a classi?cação é feita com base na disponibilidade de água e nos índices de temperatura de cada região avaliada, para as diferentes fases da cultura. Os níveis de risco podem variar de até 20%, de 20% a 30%, de 30% a 40% e de mais de 40%. Dentro desta metodologia, as áreas com até 20% de risco são as mais indicadas e as com mais de 40% de risco não são recomendadas para o cultivo de macieira. 

 

Foto: arquivo istock

 

Segundo detalhado por Gilmar Nachtigall, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho e um dos responsáveis pelo Zarc Maçã, a metodologia envolve a seleção de regiões com acúmulo de frio no período de inverno, condição requerida pela cultura, a partir das informações de temperaturas da base de dados meteorológicos.

 

Região e frio

 

A partir deste levantamento,  foram estabelecidos três tipos de regiões quanto ao acúmulo de frio hibernal: alto, médio e baixo. Essas de?nições foram cruzadas com as informações fenológicas da cultura, permitindo de?nir indicações de cultivo para as diferentes regiões climáticas, aptas ao cultivo da macieira.

 

“Com essas informações, os agricultores e técnicos podem planejar melhor o sistema de produção a ser adotado, a ?m de evitar que adversidades climáticas coincidam com as fases mais sensíveis da cultura minimizando, assim, os riscos de perdas na produção”, explica Nachtigall.

 

Outro aspecto que o pesquisador destaca é que o Zarc Maçã prioriza o plantio de cultivares de macieira que requerem elevado acúmulo de frio hibernal, como as cultivares do Grupo Gala e Fuji para as regiões com esta condição.  Já em regiões que apresentem baixo acúmulo de frio, são indicadas variedades com menores exigências de acúmulo de frio, como as cultivares Eva, Julieta, Princesa e Condessa. 

 

Tendência do Clima 
 

Neste sábado (06/08), a formação de um sistema de baixa pressão deve provocar chuva forte e ventania no Sul do Brasil, principalmente no norte gaúcho, oeste de Santa Catarina e metade sul do Paraná. Há potencial para queda de granizo. Entre o oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná há expectativa de acumulados entre 40 e 50 milímetros. Este sistema irá dar origem a uma nova frente fria que no domingo (07/08) fica posicionada próximo a costa do Sudeste e forma o corredor de umidade que provoca chuva até a Região Norte.   

 

De 09 a 10/08, um ciclone extratropical se forma na altura da costa da Região Sul do Brasil e as condições são favoráveis a temporais, principalmente em Santa Catarina. Uma massa de ar polar avança e provoca queda de temperatura. Não dá para descartar geada em algumas localidades dos três estados do Sul, no amanhecer do dia 10/08. 

 

No sul de Mato Grosso do Sul, algumas localidade spodem registrar mínimas entre 3ºC e 4ºC. 

 

Nas áreas do Nordeste, a chuva dá uma trégua e a o período entre 08/08 e 12/08 será com chuva mais isolada na costa leste do Nordeste.  

 

Como monitorar o Clima na sua fazenda?
 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

 

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!