Pouca chuva favorece colheita do milho 2ª safra

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou um boletim de monitoramento agrícola das principais regiões produtoras de grãos brasileiras, levando-se em conta os cultivos de verão e inverno para a Safra 2021/2022. O levantamento ocorreu entre 1º e 21 de agosto deste ano.

 

O boletim mostra também que as condições climáticas para os cultivos de terceira safra são satisfatórias. A exceção fica por conta das lavouras localizadas no interior do Nordeste da Bahia, que estão sob restrição hídrica. Apesar de ter reduzido o ritmo de colheita do milho 2ª safra, as chuvas favoreceram o desenvolvimento dos cultivos de inverno. Observa-se que as precipitações contribuíram para a recuperação da umidade do solo no estado do Paraná, o que proporcionou o desenvolvimento, florescimento e o enchimento dos grãos do trigo. A redução das temperaturas mínimas provocou a ocorrência de geadas de intensidade fraca a forte, mas não houve impacto negativo nas lavouras de trigo.

 

De forma geral, a análise espectral reflete a maturação e a colheita do milho segunda safra em algumas regiões, devido a sua predominância, e tem apresentado comportamento similar ao de safras anteriores. O desenvolvimento das lavouras de inverno é expressado pelo bom comportamento do índice de vegetação, superior à média dos últimos cinco anos, devido às boas condições climáticas da atual safra.

 

Foto: Getty Images

 

 

Tendência do clima

 

Nesta terça-feira (06), há previsão de chuva no interior do Paraná, oeste de Santa Catarina e sul de Mato Grosso do Sul, porém com baixos acumulados e até o fim do dia podem ocorrer algumas pancadas no sul do estado de São Paulo.  

 

A chuva continua a ser observada no extremo norte do Brasil e na faixa leste do Nordeste com acumulados entre 45 e 50 milímetros, principalmente na faixa leste da Bahia. No interior do país, o tempo segue seco e beneficia a qualidade do algodão que está no campo.

 

Atenção para as queimadas em Goiás, Mato Grosso, Pará e Tocantins.

 

No noroeste do Paraná e sul de Mato Grosso do Sul, ainda que não tenha previsão de grandes acumulados de chuva, o solo ainda conta com disponibilidade de água no solo e isso acaba favorecendo as áreas de trigo em desenvolvimento..      

 

Como monitorar o Clima na sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

 

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!