Boa parte das lavouras de MS apresentam boas condições

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Durante a última semana, Mato Grosso do Sul foi marcado por grande grandes contrastes de temperatura e baixa umidade relativa do ar. O estádio fenológico encontrado no estado é R6. 

 

As regiões oeste e centro do Mato Grosso do Sul apresentam entre 86% e 91% das suas lavouras em boas condições, regulares entre 8% e 10% e ruins até 4,6%, de acordo com o boletim de número 473, divulgado pela Aprosoja/MS.

As regiões sudoeste, sul-fronteira e sul apresentam boas condições, cerca de 78% e 84% de suas lavouras, regulares entre 12% e 15%, e ruim até 10,5%. Entretanto, as regiões norte, nordeste e sudeste possuem condições abaixo do potencial das demais, podendo-se encontrar lavouras entre 5% e 9% em condições ruins, regulares entre 20% e 29,6%, e em bom estado entre 62,1% e 75%.

 

O levantamento da produtividade média das propriedades proporcionou ajustes nas taxas boas, ruins e regulares das lavouras que vinham sendo apresentadas. No dia 02/09, a porcentagem de área colhida na safra 2021/2022, era inferior em aproximadamente 1,18 pontos percentuais em relação à safra 2020/2021.

 

Colheita_milho_getty_valendo

Foto: Getty Images

 

Tendência do clima

 

Nesta sexta-feira (09/09), uma frente fria chega ao Rio Grande do Sul e não deve provocar grandes acumulados de chuva. Porém, são esperados fortes rajadas de vento, descargas elétricas e até potencial para queda de granizo. Antes da chegada do sistema, a temperatura soe bastante e favorece a formação de nuvens muito carregadas. Aas primeiras pancadas de chuva serão mais perigosas na Região Sul do Brasil. 

 

No fim de semana, o sistema passa pelo Sudeste ao largo da costa e a chance de chuva é muito pequena, mas a nebulosidade aumenta e existe possibilidade de chuva fraca a moderada na faixa leste de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais e a temperatura cai no próximo domingo (11/09).

 

No início da próxima semana, uma área de baixa pressão se forma na altura da Região Sul do país, Argentina, Paraguai e este sistema vai dar origem a um novo sistema frontal. Essa condição poderá favorecer a formação de um corredor de umidade. Veja na imagem da pêntada (mapa) abaixo:

 

pentada. 

Esse corredor de umidade deve organizar nuvens de chuva entre a Região Sul e Norte e também no Mato Grosso Sul, centro e oeste de Mato Grosso. A chuva da semana entre 13/09 e 17/09, não será abrangente e volumosa no Centro-Oeste do país, mas colabora para diminuir o números de incêndios e aumentar a umidade do solo em algumas localidades. 

 

As atividades de campo podem sofrer algumas paralisações pontuais como a secagem dos grãos e os cotonicultores podem registrar uma queda na qualidade da fibra do algodão pelo excesso de umidade.

 

 

Como monitorar o Clima na sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

 

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!