A semana está sendo marcada pelo fim do período de vazio sanitário em alguns estados brasileiros produtores de soja.
O vazio sanitário é o período contínuo, de no mínimo 90 dias, em que não pode plantar e nem manter vivas plantas de soja em qualquer fase de desenvolvimento na área determinada. O objetivo é impedir o desenvolvimento da ferrugem asiática, uma das mais severas doenças que atingem as lavouras e provoca enorme destruição na produção da soja.
Foto: arquivo istock
A ferrugem asiática da soja é causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi. Nas diversas regiões geográficas onde o fungo foi relatado em níveis epidêmicos, os danos variam de 10% a 90% da produção.
De acordo com o cronograma estabelecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Paraná e Rondônia foram os primeiros estados a terminarem o vazio sanitário no último sábado (11/09) e hoje dia 15/09 é a vez de Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, São Paulo.
Na segunda quinzena do mês, será a vez de Acre, Santa Catarina, Goiás, Piauí, Bahia, Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais e Tocantins.
Com o fim do vazio sanitário, os trabalhos no campo começam com o produtor de olho na qualidade do solo para jogar as sementes e na previsão do tempo para garantir umidade suficiente para o plantio da oleaginosa. Veja o vídeo da meteorologista Desirée Brandt:
Como monitorar o Clima na sua fazenda?
O AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.
Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!