A produção de soja no Mato Grosso do Sul pode alcançar 12,3 milhões de toneladas na safra 22/23. A projeção é da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso do Sul (Aprosoja-MS). A expectativa é de um aumento de produção na ordem de 41,7%, se comparado a safra passada, que registrou quebra devido ao comportamento climático.
A produtividade poderá atingir 53,44 sacas por hectare, um aumento de 38,27% em relação ao ciclo anterior, que sofreu também sofreu com a irregularidade climática.
O produtor sul-mato-grossense teve uma frustração na safra de soja, com uma das piores estiagens que o Estado já sofreu, com uma produtividade abaixo de quarenta sacas. O cenário também foi desfavorável para o milho, comenta o presidente da Aprosoja-MS, Andre Dobashi.
Foto: Arquivo istock
Safrinha de milho
Para a safrinha, as perspectivas são melhores.
“A expectativa é de um número aproximado de 10 milhões de toneladas. Esse número deve ser revisto com o fechamento da colheita que se dá agora no final do mês, mas a gente acredita que um pedaço da colheita do milho vai se sobrepor a semeadura da soja, mas já temos dados bem concretos deque a safra vem acima de 10 milhões de grãos, analisa Dobashi.
Confira os fatores que podem atrasar a colheita do café e do algodão e a previsão do acumulado de chuva para os próximos 7 dias. Veja no vídeo da meteorologista Desirée Brandt:
Como monitorar o Clima na sua fazenda?
O AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.
Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!