Café de MG precisa de um maior volume de chuva

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

As recentes chuvas registradas em regiões cafeeiras de Minas Gerais trouxeram um certo alívio para os produtores. Segundo pesquisadores do Cepea, as precipitações são importantes para as floradas iniciais e também para o desenvolvimento da temporada 2023/24.

 

Apesar disso, em praticamente todas as áreas produtoras, agentes indicam que ainda é necessário um maior volume de chuvas, sobretudo no sul e cerrado mineiro e na Mogiana Paulista, para a abertura de mais botões e para o pegamento dos já abertos.

 

Tendência do clima 

 

Até o final da semana, há condições de chuva forte entre São Paulo, Rio De Janeiro e sul de Minas Gerais, de acordo com os meteorologistas da Climatempo.

 

A frente fria avança ao longo do fim de semana (24 e 25/09), levando chuva fraca, localizada com baixos acumulados para o norte de Minas Gerais, interior da Bahia, Tocantins, norte de Mato Grosso e Pará.   

 

 

Região Sudeste: previsão para a primavera 2022

 

Em Unaí (MG), o vazio sanitário termina dia 30/09 e a previsão do tempo indica chuva nos próximos dias, o que pode encorajar os produtores a iniciarem a semeadura. Porém, atenção para janela de tempo seco (15 dias). A chuva retorna em meados de outubro. Veja no mapa abaixo: 

 

Mapa: Mapa: GFS/NOAA 

 

Na região mineira de Alfenas, há condições de chuva a partir do próximo domingo (25/09), com destaque para a segunda-feira (26/09) onde se concentra um maior volume de chuva. Veja no mapa abaixo: 

 

alfenas.

Mapa: Mapa: GFS/NOAA

 

 

Colheita 22/23 encerrada

 

Em relação à colheita da safra 2022/23, agentes consultados pelo Cepea consideram como praticamente encerrada em todo o Brasil. O pouco volume que resta será retirado em forma de varrição, com previsão de conclusão nos próximos dias. 

 

Foto: Getty Images

 

Mercado

 

A oferta restrita do produto tem influenciado nos preços internacionais em patamares elevados para o grão, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

 

Os volumes exportados no acumulado dos oito primeiros meses de 2022 estão menores do que o observado em igual período do ano passado. De janeiro a agosto de 2022, o Brasil já exportou cerca de 25,7 milhões de sacas de 60 kg em equivalentes de café verde, uma queda de 9,7% em comparação com o mesmo período no ano anterior.

 

Entretanto, em termos de receita, a exportação do café brasileiro nos primeiros oito meses de 2022 rendeu cerca de US$ 5,9 bilhões, o que corresponde a um expressivo aumento de 54,3% na comparação com igual período do ano passado.

 

“Essa preocupação com a oferta tem dado suporte à alta dos preços do café no mercado internacional. Em relação à demanda, o consumo segue firme no Brasil, enquanto que a perspectiva continua sendo de crescimento modesto da demanda no mercado internacional para a safra 2022/23, segundo dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA)”, pondera o superintendente de Estudos de Mercado e Gestão da Oferta da Conab, Allan Silveira.

 

Como monitorar o Clima na sua fazenda?

 

AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

 

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!