As recentes chuvas registradas em regiões cafeeiras de Minas Gerais trouxeram um certo alívio para os produtores. Segundo pesquisadores do Cepea, as precipitações são importantes para as floradas iniciais e também para o desenvolvimento da temporada 2023/24.
Apesar disso, em praticamente todas as áreas produtoras, agentes indicam que ainda é necessário um maior volume de chuvas, sobretudo no sul e cerrado mineiro e na Mogiana Paulista, para a abertura de mais botões e para o pegamento dos já abertos.
Tendência do clima
Até o final da semana, há condições de chuva forte entre São Paulo, Rio De Janeiro e sul de Minas Gerais, de acordo com os meteorologistas da Climatempo.
A frente fria avança ao longo do fim de semana (24 e 25/09), levando chuva fraca, localizada com baixos acumulados para o norte de Minas Gerais, interior da Bahia, Tocantins, norte de Mato Grosso e Pará.
Região Sudeste: previsão para a primavera 2022
Em Unaí (MG), o vazio sanitário termina dia 30/09 e a previsão do tempo indica chuva nos próximos dias, o que pode encorajar os produtores a iniciarem a semeadura. Porém, atenção para janela de tempo seco (15 dias). A chuva retorna em meados de outubro. Veja no mapa abaixo:
Mapa: Mapa: GFS/NOAA
Na região mineira de Alfenas, há condições de chuva a partir do próximo domingo (25/09), com destaque para a segunda-feira (26/09) onde se concentra um maior volume de chuva. Veja no mapa abaixo:
Mapa: Mapa: GFS/NOAA
Colheita 22/23 encerrada
Em relação à colheita da safra 2022/23, agentes consultados pelo Cepea consideram como praticamente encerrada em todo o Brasil. O pouco volume que resta será retirado em forma de varrição, com previsão de conclusão nos próximos dias.
Foto: Getty Images
Mercado
A oferta restrita do produto tem influenciado nos preços internacionais em patamares elevados para o grão, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Os volumes exportados no acumulado dos oito primeiros meses de 2022 estão menores do que o observado em igual período do ano passado. De janeiro a agosto de 2022, o Brasil já exportou cerca de 25,7 milhões de sacas de 60 kg em equivalentes de café verde, uma queda de 9,7% em comparação com o mesmo período no ano anterior.
Entretanto, em termos de receita, a exportação do café brasileiro nos primeiros oito meses de 2022 rendeu cerca de US$ 5,9 bilhões, o que corresponde a um expressivo aumento de 54,3% na comparação com igual período do ano passado.
Essa preocupação com a oferta tem dado suporte à alta dos preços do café no mercado internacional. Em relação à demanda, o consumo segue firme no Brasil, enquanto que a perspectiva continua sendo de crescimento modesto da demanda no mercado internacional para a safra 2022/23, segundo dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), pondera o superintendente de Estudos de Mercado e Gestão da Oferta da Conab, Allan Silveira.
Como monitorar o Clima na sua fazenda?
O AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.
Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!