O cultivo de sorgo tem atraído cada vez mais a atenção dos produtores rurais, por ser uma alternativa de produção com maior janela e menor necessidade de chuva. No Brasil, a área de cultivo do grão foi ampliada em 22,6% e sua produção cresceu 40,3%, chegando a 2,9 milhões de toneladas na safra 2021/2022, segundo dados da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).
O produtor de grãos Ricardo Peres, de Birigui, SP, optou pelo cultivo do cereal no lugar do milho nesta safra.
Acabamos de colher a nossa primeira safra, com produção acima do esperado, com média de produtividade de 90 sacas por hectare. Se eu tivesse plantando milho, teria perdido toda a produção, em virtude da seca e das altas temperaturas da região, comenta Peres.
O especialista em grãos da Coopercitrus, Cezario Aparecido Dona, explica que além da tolerância ao estresse hídrico, o sorgo é uma planta extremamente eficiente em absorver e ciclar nutrientes, aproveitando residuais das culturas anteriores.
Outra vantagem, que só o sorgo tem é que após a colheita, acontece um rebrote, criando novas plantas que podem ser pastoreadas por gado e até transformadas em uma nova colheita.
Para Perez, o manejo adequado do solo garantiu uma boa produtividade: O grão é adaptável ao clima, mas é sensível à compactação do solo. Para alcançar uma boa produtividade é preciso investir na correção de solo com aplicação de insumos nas doses certas e controle de pragas.
O Aparecido explica que o primeiro passo é investir em uma boa adubação, composto por nitrogênio, fósforo e potássio. Nos plantios em meados de fevereiro, investir em adubação de cobertura, com destaque para a ureia.
É importante fazer controle de ervas de folhas largas e tigueras com herbicidas e controle de pragas, com destaque para lagarta do cartucho e pulgões, reforça.
Tendência do clima
A semana termina cheia de nuvens sobre Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mimas Gerais e Rio de Janeiro. A partir do dia 05/10, o padrão de chuva começa a mudar. A chuva ganha força entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina e serão mais significativas. Já no Paraná, no interior de São Paulo e Mato Grosso do Sul, a tendência é de diminuição da precipitação.
Um corredor de umidade se forma e a chuva se espalha na faixa entre o Espírito Santo subindo até a Região Norte do Brasil o que inclui boa parte de Minas Gerais, Goiás, parte de Mato Grosso. No Tocantins e sudoeste da Bahia, a chuva será mais localizada.
Previsão Outubro
A expectativa é de um mês de Outubro com chuva acima da média, especialmente na faixa entre a costa do Rio de Janeiro e Espírito Santo até Goiás, centro-leste de Mato Grosso e Matopiba.
Mas áreas do Sul do Brasil, a expectativa é de chuva com um acumulado total previsto sem atingir a média histórica, principalmente no oeste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e oeste do Paraná. Veja os detalhes no mapa abaixo:
Como monitorar o Clima na sua fazenda?
O AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.
Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!