Uma cena de gelo que você costuma ver na Europa ou até mesmo no Canadá, foi o que presenciaram vários motoristas que transitavam pela rodovia Fernão Dias, sentido Minas Gerais e na BR 381, no início da tarde do dia 03 de Outubro. Uma granizada que deixou a estrada coberta de gelo, motorista apreensivo e a pista escorregadia. Veja as imagens enviadas para o whatsapp Climatempo:
De acordo com a meteorologista Desirée Brandt, áreas de instabilidade que se formaram ontem na altura do Sudeste do Brasil provocaram a chuva de granizo e que atingiram muitos municípios do sul de Minas Gerais e áreas agrícolas de laranja e café.
O Sindicato Rural da cidade de Campanha, em Minas Gerais, informou que o granizo foi observado em áreas produtoras de laranja, café e abacate. Os produtores estão inspecionando a produção para contabilizar as perdas e uma possível quebra de produtividade.
Mais granizo
Na tarde desta terça-feira (04/10), foi a vez de Belo Horizonte (MG) e Petrópolis e Teresópolis, no Rio de Janeiro, registrarem o fenômeno. Ainda não há relatos de áreas produtoras antingidas.
Foto: Camila Monteiro – Belo Horizonte – MG
“O deslocamento de uma frente fria do Rio de Janeiro para o Espírito Santo, e a circulação de ventos em vários níveis da atmosfera, está facilitando a formação de muitas nuvens do tipo cumulonimbus sobre grande parte do Sudeste do Brasil. Estas nuvens têm potencial para provocar chuva forte, granizo, raios e rajadas de vento com até 85 km/h”, explica a meteorologista Josélia Pegorim.
Alerta de ventania, chuva forte e granizo em MG, RJ e ES
Tendência do clima
As condições do clima indicam mais chuva nesta semana em várias regiões brasileiras, segundo os meteorologistas da Climatempo.
A partir desta quarta-feira (05/10), a chuva retorna e se espalha novamente entre as áreas produtoras do centro-sul. A formação de um sistema de baixa pressão no interior do continente ira favorecer a ocorrência de chuva moderada a forte, com risco de temporais sobre áreas produtoras do Sul, partes do Sudeste e do Centro-Oeste, principalmente entre os dias 5 e 7 de outubro.
Não se descarta a ocorrência de granizo, novamente. Veja no mapa de alerta abaixo:
Os maiores volumes são esperados sobre o Mato Grosso do Sul, oeste do Paraná, oeste de Santa Catarina e no estado do Rio Grande do Sul, o que pode atrapalhar as atividades em campo. Nas demais áreas do Sudeste e Centro-Oeste, não se descarta a possibilidade de chuva forte em pontos isolados.
Leia também: Semeadura do milho avança nos campos brasileiros
Como monitorar o Clima na sua fazenda?
O AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.
Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!