Alerta de granizo para áreas cafeeiras do sul de MG

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) divulgou, ontem (5/10), uma série de orientações para os produtores de café afetados pelas fortes chuvas de granizo desta semana no sul de Minas Gerais. As recomendações abordam medidas para minimizar os impactos das chuvas.

 

Seguro

 

A orientação é de que os produtores com contratos de apólices comuniquem os sinistros às seguradoras em até oito dias a partir da ocorrência do evento climático, para que o perito possa fazer a vistoria.

 

Proagro

 

Já o produtor rural que contratou o Proagro deve procurar os bancos ou as  cooperativas de crédito para informar a perda, imediatamente após a ocorrência do evento climático, para que um serviço de assistência técnica seja acionado para realizar a vistoria e emitir um relatório de comprovação e perdas. É importante o produtor ficar atento às regras para não perder o direito à indenização.

 

Foto: Getty Images

 

Tendência do clima 

 

Uma área de baixa pressão irá dar origem a uma nova frente fria e este sistema chega ao Sudeste do Brasil nesta quinta-feira (06/10). Há condições para chuva, rajadas de vento de 60km/h e com risco para queda de granizo. Veja no mapa:

 

alertagraniz.

 

Observe, que há condições para queda de granizo no interior do Rio Grande do Sul, São Paulo, sul de Minas e Rio de Janeiro. Vale destacar, que é comum a ocorrência de granizo durante a Primavera. É uma estação também que sofre a influência do fenômeno La Niña que favorece o potencial para ocorrência de granizo. 

 

Nos próximos dias, a temperatura deve diminuir um pouco, por conta da chuva e da grande quantidade de nuvens, mas não vai fazer frio. No fim de semana, a chuva diminui um pouco no centro-sul do país, o sol aparece e a temperatura volta a subir.

 

No final do domingo (09/10), uma nova frente fria se forma e deve provocar chuva forte entre a Região Sul e o Sudeste do Brasil. Novamente, há risco para queda de granizo que pode afetar áreas produtoras entre São Paulo e Sul de Minas Gerais, mas a chuva por outro lado irá beneficiar a semeadura da soja.

 

No Nordeste, o tempo segue seco com baixa umidade relativa do ar nos próximos dias. Não há expectativa de chuva volumosa para a região produtora do Matopiba.   

 

 

Mais orientações ao produtor 

 

O cafeicultor prejudicado também poderá solicitar a renegociação de sua dívida ou prorrogação da parcela com vencimento em 2022. Ele tem essa opção se tiver dificuldade financeira para pagamento de parcela de custeio ou investimento contratado com recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé), seguindo as regras do Manual do Crédito Rural (MCR).

 

Para a recuperação de cafezais no caso de eventos climáticos, o Funcafé dispõe de uma linha de financiamento para esta modalidade. Podem ter acesso os cafeicultores com, no mínimo, 10% de suas áreas danificadas por chuvas de granizo e desde que a solicitação do crédito seja formalizada até 10 meses após o fato ocorrido.

 

Como monitorar o Clima na sua fazenda?

 

AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

 

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!