O 1º Levantamento da Safra 2022/23, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) indica que a produção de soja, irá apresentar um crescimento de 6% na produção 2022/23 em relação à safra anterior, estimada em 4,4 milhões de toneladas.
Com o vazio sanitário encerrado no dia 15 de setembro, foi realizado o primeiro evento de abertura oficial de plantio de soja safra 2022/23 no dia 22 do último mês, em Santa Cruz do Rio Pardo (SP). Porém, as precipitações ainda frequentes atrasam as operações de plantio, que só alcançam 2% da área prevista.
No Paraná, a produtora rural Carla Rossato, da região de Sertaneja e Santa Mariana ainda não conseguiu jogar nenhuma semente no campo para o plantio de uma nova safra.
“Minhas plantadeiras estavam prontas e reguladas para soltar o plantio, mas aí choveu muito e não teve condições de trabalhar. Já faz 15 dias que acontecem tempestades na região e provocam muitos estragos. Precisamos de uma janela de clima favorável, com sol e sem chuva para iniciar as atividades”, comenta Rossato.
Foto: Getty Images
Vendas antecipadas – safra soja 22/23
As vendas antecipadas da safra de soja 2022/23 avançam lentamente. Levando-se em conta uma safra estimada em 151,497 milhões de toneladas, o relatório divulgado por Safras & Mercado projeta uma comercialização antecipada de 18,8%, envolvendo 28,53 milhões de toneladas. Em igual período do ano passado, a comercialização antecipada era de 28,1% e a média para o período é de 29,6%. Em 2 de setembro, o número era de 18,6%.
Tendência do clima
Uma nova frente fria se forma no Sul do país, causando rajadas de vento nos três estados da Região, mas a chuva ainda é mais restrita ao sul gaúcho.
Neste sábado (08), o sol volta brilhar mais sobre o Brasil e será um dia de grande amplitude térmica nas capitais do Sudeste e em Campo Grande (MS). Tempo aberto e baixa umidade do ar no interior paulista, norte e noroeste do Paraná e sul de Mato Grosso do Sul.
No final do domingo (09/10), chove forte com temporais, ventania e descargas elétricas atmosféricas entre a Região Sul e o Sudeste do Brasil. Novamente, há risco para queda de granizo que pode afetar áreas produtoras entre São Paulo e Sul de Minas Gerais, mas a chuva por outro lado irá beneficiar a semeadura da soja. Os maiores acumulados de chuva serão observados entre Santa Catarina e Paraná. Em algumas localidades destes estados pode passar dos 100 milímetros.
No Nordeste, o tempo segue seco com baixa umidade relativa do ar nos próximos dias. Não há expectativa de chuva volumosa para a região produtora do Matopiba.
Como monitorar o Clima na sua fazenda?
O AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.
Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!