A área projetada pela Emater/RS-Ascar para a safra de soja 2022/2023 é de 6.568.607 hectares, ou seja, 2,83% maior do que a safra anterior. A produtividade estimada é de 3.131kg/ha, significando a produção de 20.563.989 toneladas.
Os produtores estão finalizando o preparo de áreas para o início da implantação das lavouras da safra 2022/2023, após o vazio sanitário.
O período indicado para a semeadura no Rio Grande do Sul, estende-se de 11/10/2022 a 31/01/2023. No Planalto Médio, as plantas de cobertura de inverno para a produção de massa seca (palha) e para a cobertura do solo foram manejadas através da aplicação de herbicidas dessecantes ou de forma mecânica, com rolo faca. Foi observado alta infestação de buva nas áreas que estão sendo manejadas.
Na metade Sul do Estado, o preparo de grade em áreas de integração com pecuária ocorre com dificuldades, pois apresentam pouca massa verde, presença de invasoras de difícil controle químico e superfície irregular devido ao pisoteio do gado, durante o inverno, sobre as pastagens com pouca vegetação e ao excesso de umidade nos solos. Em terrenos com plantas de maior cobertura vegetal, foram realizadas aplicações de herbicidas, incluindo os hormonais, para os quais há maiores restrições quanto ao momento de aplicação.
O acumulado de precipitações ao longo do mês de setembro foi significativamente abaixo da média na maior parte dos municípios das regiões Fronteira Oeste e Campanha, e os produtores estão apreensivos frente aos prognósticos de baixos volumes de chuvas nos meses da primavera e no início do verão.
Foto: Getty Images
Tendência do clima
As áreas de instabilidade que estão sobre o Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul vão ganhar mais intensidade entre quarta (19/10) e quinta-feira (20/10) com a formação de uma área de baixa pressão atmosférica e, por isso, são esperadas chuvas volumosas entre a Região Sul, sul de Mato Grosso do Sul e sul paulista.
O Paraná mais uma vez deve receber os maiores volumes e a chuva continuará impactando os trabalhos no campo, especialmente a colheita de inverno e também o plantio das culturas de verão. Além do excesso de chuva, as temperaturas mais baixas do que o normal em alguns momentos tem dificultado o desenvolvimento de lavouras como arroz, feijão e soja no Rio Grande do Sul.
No fim de semana, a tendência é que o tempo fique mais firme na Região Sul.
A expectativa é que na segunda metade da semana, uma frente fria se forme sobre o centro-sul do país e a medida que avança pela costa do Brasil, a chuva tende a se espalhar pelo interior das regiões Sudeste e Centro-Oeste.
Essa frente fria vai ter um papel importante nos próximos dias. Este sistema vai conseguir levar chuva para o interior do país, especialmente áreas de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso com potencial para volumes moderados de chuva entre sexta-feira (21/10) e o início da próxima semana.
As áreas de instabilidade também vão chegar ao Matopiba com volumes moderados de chuva previstos entre o oeste da Bahia, Tocantins, Pará e oeste do Maranhão. A chuva irá contribuir para o aumento da umidade do solo, mas é em novembro que a chuva deve se regularizar sobre as áreas da metade norte do Brasil.
Temperatura
A expectativa é de declínio acentuado sobre o Sul do país no decorrer do próximo fim de semana com o afastamento da frente fria e o avanço de uma massa de ar frio. A temperatura deve cair bastante durante as madrugadas, especialmente domingo (23/10), com mínimas abaixo de 10ºC, em diversas localidades produtoras da Região Sul.
No centro-norte do país, destaque para a diminuição do calor e a sensação térmica deve diminuir com a ocorrência da chuva.
Como monitorar o Clima na sua fazenda?
O AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.
Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!