O pegamento de florada do café arábica que vieram de produção mais baixa ano passado está com condições satisfatórias na região mineira de Candeias.
Helton Sena é produtor em Candeias (MG) e também trabalha em outras fazendas da região mineira de Campo Belo e observou um estresse hídrico antes da florada acontecer.
“Realizamos uma colheita de café, safra pequena e logo depois veio uma seca e a chuva de Agosto proporcionou uma pequena florada em alguns pés de café, depois voltou a secar. No finalzinho de setembro e início de outubro, choveu novamente de forma mais abrangente e a florada abriu de forma muito bonita, porém a planta já vinha de um estresse e o pegamento ficou comprometido. Essa quebra na safra está impactando nos preços atuais”, relata o Helton Sena.
A florada do café dura aproximadamente sete dias. As flores murcham rapidamente e se transformam em chumbinho. Esse é o início dos frutos do café e depois acontece a fase de enchimento do grão. O chumbinho pequeno é verde claro e ao longo dos meses ele só cresce e o enchimento determina o tamanho, peso e a qualidade do café que será colhido no final do processo.
O café do produtor Helton Sena de Candeias (MG), está na fase de chumbinho partindo para enchimento de grãos e ramos (galhos) e o frio é prejudicial neste momento. Nesse momento, não há espaço para falta de chuva. Um estresse hídrico pode prejudicar o crescimento dos frutos e render grãos menores e peneiras baixas. Na fase de enchimento de grãos, a chuva é fundamental para que o grão não morra no pé e encha bastante os galhos.
Foto: Helton Sena – café arábica – fase chumbinho – Candeias – MG
A grande parte da nutrição da planta é água. Mas, além da chuva, a planta precisa de adubo (nutrição) para o processo de enchimento dos grãos.
“Como estes dias está cheio de nuvens, mas não chove aproveito para fazer a adubação, pulverização e o controle de doenças. Porém, estou ansioso para a chegada de uma chuva na medida certa para as lavouras de café”, comenta Sena.
Tendência do clima
A tendência indica que as pancadas de chuva chegam a Candeias a partir do dia 05 de novembro e aumentam de intensidade até o dia 10. Voltam a ser mais fracas e isoladas e somente depois do dia 23/11 que há uma tendência de ocorre ruma chuva mais volumosa. Veja no quadro abaixo a tendência:
Leia também: Geada atinge maça na serra catarinense
Foto: Helton Sena – lavoura de café em Candeias – MG
Como monitorar o Clima na sua fazenda?
O AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.
Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!