Excesso de umidade afeta trigo no Paraná

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A área de arroz e de feijão irá sofrer uma redução, de acordo com os dados divulgados no 2º Levantamento de Grãos da Safra 2022/23, divulgado (9/11) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

 

No caso do arroz, a maior queda se dá em área de plantio sequeiro da cultura. Com uma área estimada em 1,5 milhão de hectares e uma recuperação da produtividade média saindo de 6.667 kg/ha para 7.012 kg/ha, uma vez que a safra passada foi marcada pela estiagem no Sul do país, a safra do cereal está estimada em 10,6 milhões de toneladas.

 

No caso do feijão, a diminuição deve chegar a 2,7% na área total prevista a ser semeada, somando todos os ciclos da cultura. Ainda assim, a produção total de feijão no país é estimada em 2,9 milhões de toneladas.

 

TRIGO_colheita_Mara_Motter_TresArroios_RS_valendo

Foto: Mara Motter – Três Arroios – RS

 

Culturas de inverno: Trigo

 

Dentre as culturas de inverno, destaque para a safra recorde de trigo. A expectativa é que os agricultores colham 9,5 milhões de toneladas do grão nesta safra, valor 23,7% maior que o ciclo anterior. O bom resultado deverá ser obtido mesmo com a redução de produtividade das lavouras no Paraná, prejudicadas por excesso de umidade, registrado ao longo de setembro e outubro deste ano, o que tende também a diminuir a qualidade do respectivo produto colhido.

 

Já no Rio Grande do Sul, as condições climáticas são favoráveis para o trigo com rendimentos obtidos acima de 55 sacas por hectare e boa qualidade do grão colhido.

 

Tendência do clima 

 

Nos próximos dias, as instabilidade ficam concentradas principalmente no Sudeste do Brasil. Os volumes de chuva podem ficar entre 50 a 70mm nas regiões produtoras da Mogiana Paulista, norte e oeste do estado de São Paulo. Na metade sul de Minas, volumes entre 40 a 60 mm. Mato Grosso do Sul, também será destaque com possibilidade para acumular chuvas entre 50 e 70mm. 

 

pentquinta.Mapa tendência de acumulado de chuva entre 11 e 15 de novembro  – Climatempo

 

Nesta sexta-feira (11/11), a chuva na Região Nordeste começa a diminuir, se comparada com os últimos dias, ficando com tempo firme do centro da Bahia até o oeste do Rio Grande do Norte e centro do Ceará. 

 

A precipitação ganha força também no Sul nos próximos dias. Entre domingo (13/11) e segunda-feira (14/11) um ciclone extratropical se forma entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, dando origem já a uma frente fria e trazendo chuva mais generalizada no início da semana que vem na metade sul do país. Estão previstos acumulados bem elevados e riscos para temporais e alagamentos, além do potencial para mais queda de granizo e rajadas de vento de mais de 60km/h.

 

Leia também: Como atingir produtividades maiores a cada safra?

 

Como monitorar o Clima na sua fazenda?

 

AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

 

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!