Os produtores estão no campo e o plantio da soja já está próximo da reta final. O último boletim da Aprosoja – MT sinalizava cerca de 85% da semeadura concluída de toda a área produzida do estado.
As regiões médio norte, sudeste e oeste são as localidades onde o ritmo é o mais avançado na realização dos trabalhos. No interior de SP, a produtora rural Giovana Pereira, já começa a observar o desenvolvimento da soja no campo:
Foto: Giovana Pereira – Narandiba – SP – lavoura de soja
Veja como fica o clima nos próximos dias.
Tendência do clima
A formação de um corredor de umidade persistente entre a região Norte e a costa do Sudeste está caracterizando a atuação do fenômeno ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) e esse sistema já foi responsável por chuvas expressivas no início desta semana principalmente sobre áreas produtoras de Minas Gerais, onde algumas localidades registraram mais de 100mm acumulados somente no feriado do dia 15 de novembro.
Na segunda metade desta semana o fenômeno estará mais atuante um pouco mais ao norte e as chuvas fortes devem atingir preferencialmente áreas do Espírito Santo, norte de Minas Gerais, interior da Bahia, Tocantins e sul do Piauí e do Maranhão, onde estão previstos de 50 a 70 mm acumulados nos próximos cinco dias. Essas chuvas ajudam na recuperação da umidade do solo sobre essas áreas, mas podem trazer transtornos pontuais por causa do volume excessivo em um curto período.
Chuvas mais esparsas devem atingir áreas do interior de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso e demais estados do Norte do país. Nas áreas mais ao Sul do país o restante desta semana deve ser marcado por tempo firme e elevação rápida das temperaturas. As chuvas devem retornar para região Sul a partir do próximo domingo, com a formação de instabilidades e a passagem rápida de uma frente fria.
Chuvas moderadas, de 30 a 50mm, devem atingir o Paraná neste evento, mas a maior parte de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul deve registrar apenas chuvas isoladas e de baixo volume acumulado.
A partir da terça-feira (22) o tempo seco volta a ganhar força e deve predominar sobre o Sul do País na última semana de novembro. Mas mais uma vez no decorrer da próxima semana teremos a intensificação de um corredor de umidade sobre interior do país, que deve organizar instabilidade mais em intensas do Norte ao Sudeste. Desta vez, estão previstos volumes bastante expressivos de água entre São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, norte de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, onde diversas localidades podem receber mais 70 mm do dia 21 ao dia 25 de novembro. Áreas do Triângulo Mineiro e Cerrado Mineiro e Goiano podem receber mais de 100 mm em cinco dias.
Foto: Getty Images
Como monitorar o Clima na sua fazenda?
O AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.
Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!