No Paraná, a falta de precipitações possibilitou o avanço da colheita do trigo. A produtividade e a qualidade foram afetadas pela restrição hídrica na semeadura e pelo excesso de chuvas durante a colheita.
No Rio Grande do Sul, mesmo com o tempo firme e o avanço da colheita, o percentual colhido é inferior à safra passada. Na região da Campanha, a colheita está iniciando. Nos Campos de Cima da Serra, região de temperaturas mais baixas, a colheita não iniciou.
Em Santa Catarina, a colheita está em ritmo lento, devido às condições climáticas desfavoráveis. Observa-se perda de qualidade nos grãos devido ao excesso de chuvas e o número de dias nublados, que propiciou o aparecimento de doenças fúngicas. As lavouras estão principalmente em enchimento de grãos e maturação.
Foto: Aline Conterato – Trigo em ponto de colheita em Casca – RS
Tendência do clima
As instabilidades predominam em praticamente todo o país entre domingo e segunda-feira. Os acumulados devem ser elevados, principalmente entre o Centro-Oeste e Sul devido a passagem de uma nova frente fria associada a um ciclone extratropical. Os municípios devem ficar em alerta para possíveis transtornos causados pela chuva. Entre o RN e o extremo norte da BA o tempo firme e seco permanece predominando.
Entre os dias 21 e 22 de novembro a chuva será volumosa na metade sul do país, por conta da chegada de uma frente fria, já entre os dias 22 e 26 de novembro a chuva se concentra especialmente no Sudeste, com previsão de mais de 50 mm em Minas Gerais, no Espírito Santo em alguns pontos do Estado de São Paulo, como no Vale do Paraíba e na região da Mogiana, e em Goiás, no MATOPIBA e nas demais áreas da Região Norte os volumes também devem ser elevados nesse mesmo período.
Já no Centro-Oeste e no Sul também há previsão de chuva, nesses dias que se seguem, mas as pancadas serão muito irregulares e com volumes muito baixos.
Os últimos dias de Novembro serão marcados por chuvas no centro norte do país e tempo mais seco na metade Sul. No Rio Grande do Sul tempo firme e com pouca chuva nos próximos dias.
Como monitorar o Clima na sua fazenda?
O AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.
Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!