Produtividade da cana no Centro-Sul tem crescimento de 7,9%

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A produtividade dos canaviais na região Centro-Sul registrou crescimento médio de 7,9% nesta safra (abril a outubro), comparada à safra 2021/2022, passando de 68,1 toneladas de cana por hectare para 73,5 ton/ha.

 

Os números constam do Boletim de Olho na Safra, divulgado hoje pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC). Os destaques em produtividade agrícola destes sete meses da safra 2022/2023 foram São José do Rio Preto (+22,71) e Araçatuba (+16,8%).

 

No mês de outubro foram observados bons volumes de chuvas no Paraná e região Sul de São Paulo (Assis, São Carlos e Piracicaba). Nas demais regiões e estados, os volumes foram menores que a média histórica.

 

Todas as regiões, exceto o Paraná, tiveram variações positivas na produtividade agrícola em outubro quando comparada à da safra passada. Em outubro, a média da produtividade dos canaviais na região Centro-Sul saltou de 55,5 toneladas de cana por hectare para 67,3 ton/ha, 21,4% a mais do que no mesmo mês da safra 2021/2022.

 

Os dados do Boletim permitem inferir que o setor, diferentemente dos anos anteriores, vem colhendo canaviais mais jovens no decorrer da safra, priorizando a idade de corte.

 

Sobre qualidade da matéria prima (ATR), no acumulado abril a outubro, o Boletim mostra que a maioria das regiões apresentou variações negativas devido ao melhor regime pluviométrico entre os meses de junho a setembro. As exceções foram os estados de Minas Gerais e Goiás, onde não foram observadas chuvas e, consequentemente, o acúmulo de sacarose foi mais elevado.

 

Foto: arquivo istock 

 

Tendência do clima 

 

A partir de agora, um corredor de umidade se organiza sobre a metade norte do País, onde devem se concentrar as chuvas mais expressivas. Entre a faixa leste do Sudeste, norte de Minas Gerais, interior do Matopiba e norte de Goiás estão previstos volumes de 70 a 100mm até o final de semana.

 

Essas áreas podem ter problemas por causa do excesso de umidade ao longo das próximas semanas. São esperadas chuvas moderadas também entre o leste e norte de Mato Grosso e sobre o interior da região Norte.

 

Enquanto entre o sul de Goiás, sul de Mato Grosso, em Mato Grosso do Sul, Triângulo Mineiro, interior de São Paulo e maior parte do Sul do País, a expectativa é de predomínio do tempo seco e elevação das temperaturas máximas. 

 

Como monitorar o Clima na sua fazenda?

 

AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

 

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!