Início da safra de soja em MT teve baixa ocorrência de doenças

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A implantação das lavouras de soja de Mato Grosso atingiu 100% das áreas previstas para esta safra, de acordo com a Fundação Mato Grosso. Com semeadura em tempo recorde na maior parte do Estado, a adversidade mais preocupante do ciclo tem sido a instabilidade climática.

 

Restrição hídrica e baixa umidade foram os motivos para a baixa ocorrência de doenças na cultura até o momento. No entanto, com a estabilização das chuvas, a tendência é que os sintomas típicos de mancha alvo, cercospora e outras doenças evoluam daqui em diante até o final do ciclo.

 

 

soja_campo_doença

Foto: Getty Images

 

 

 

“Agora que as chuvas se regularizaram e a soja fechou a linha, o ambiente se torna favorável para o início da ocorrência das doenças, pois o inóculo está presente. Por isso, é importante que as orientações cheguem ao produtor”, destaca a pesquisadora Mônica Muller.

 

A Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT), vai realizar no dia 15/12, às 20h de Brasília, uma live gratuita para falar do cenário de doenças e anomalias nas regiões de Mato Grosso. Clique aqui e saiba mais.

 

 

Tendência do clima 

 

O grande destaque desta terça-feira (13/12) é o avanço da frente fria em direção ao Sudeste e a formação de um corredor de umidade que provocam o aumento dos temporais entre São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além de reforçar a umidade em Goiás, Espírito Santo e no Distrito Federal. A chuva vem de maneira persistente, generalizada e volumosa,  Também há previsão de intensa atividade elétrica atmosférica e de rajadas de vento que podem chegar a 70km/h, e até ultrapassar esse valor. A Climatempo alerta para o risco de alagamentos e transbordamentos, deslizamentos de terra e queda de galhos/árvores.

Veja no vídeo abaixo os detalhes dos próximos dias nas áreas agrícolas brasileiras:

 

 

Como monitorar o Clima na sua fazenda

 

AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

 

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!