Risco de invernada entre o Sudeste e Bahia

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Uma frente fria, que está se aproximando do sul da Bahia, vai intensificar as instabilidades entre o Espírito Santo, norte de Minas Gerais e Bahia a partir da última quarta-feira (14). Na segunda metade desta semana um corredor de umidade vai ganhar intensidade e vai espalhar chuvas fortes sobre o interior da região Norte, do Nordeste e áreas mais ao Norte do Sudeste e do Centro-Oeste.

 

GettyImages-542795898

Foto/Reprodução Getty Images

 

Há previsão para invernada entre o Espírito Santo, centro e norte de Minas Gerais, norte de Goiás, sul e oeste da Bahia e sul do Tocantins, onde as chuvas devem se manter frequentes e com volumes altos pelo menos até o dia 25 de dezembro.

 

O excesso de umidade deve paralisar tratos culturas nas lavouras e pode trazer danos às lavouras que já se encontram com o solo enxarcado e devem receber mais de 150mm em poucos dias, como é o caso das lavouras de café do Espírito Santo. A chuva forte, além de trazer risco de erosão nas lavouras, também pode derrubar os botões florais das plantas. Enquanto as chuvas aumentam sobre a metade norte do país, sobre áreas de São Paulo, Mato Grosso do Sul e principalmente interior da região Sul, são esperados episódios bem mais isolados ao longo dos próximos períodos.

 

 

No Rio Grande do Sul, por exemplo, não tem previsão de chuvas generalizadas e com volumes benéficos para a agricultura nas próximas duas semanas. Além da falta de chuvas, as temperaturas voltam a se elevar rapidamente e já nesta segunda metade da semana são esperadas novamente máximas próximas a 40°C durante as tardes sobre o interior Gaúcho, o que deve acentuar ainda mais o déficit de umidade no solo.

 

Para mais informações, nos acompanhe pelo Instagram agroclima