Safra dos Cafés do BR totaliza 50,92 mi/sc de 60kg em 2022

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A produção total da safra dos Cafés do Brasil deste ano de 2022, período de bienalidade positiva, foi calculada em 50,92 milhões de sacas de 60kg de café beneficiado, volume que representa um acréscimo de 6,7% em relação à safra passada de 2021.

 

Entretanto, caso o citado volume físico da safra corrente seja comparado com a de 2020, que também, por ser um ano par, é considerado de bienalidade positiva, verifica-se que essa performance denota uma queda de 19,3%, o que corresponde a redução de aproximadamente 12 milhões de sacas. Tal decréscimo é atribuído a adversidades climáticas, como déficit hídrico e geadas, ocorridas em determinadas regiões produtoras do país.

 

Com base nestes dados e números, ora em destaque, da produção dos Cafés do Brasil em 2022, constata-se que a espécie de Coffee arabica atingiu um volume físico de 32,7 milhões de sacas, o que corresponde um crescimento de 4,1% em relação à safra anterior, e, além disso, representa aproximadamente 64% da produção total deste ano.

 

Foto: arquivo istock

 

Adicionalmente, a safra de Coffee canephora (robusta + conilon), cujo volume foi de 18,1 milhões de sacas de 60kg, corresponde 36% da safra nacional, e indica um crescimento de 11,7%, na comparação com safra anterior de 2021.

 

Outro dado relevante que merece ser destacado nesta análise, é que a área agrícola utilizada na produção do café brasileiro em 2022 totaliza em torno de 2,2 milhões de hectares, dos quais 1,8 milhão são empregados no cultivo da espécie C. arabica, o que constitui um crescimento de 1,8% na área em relação à safra anterior. E, em complemento, que o C. canephora utiliza-se de uma área de 425,7 mil hectares para as lavouras em produção, número que representa um crescimento de apenas 3,7% da área total de cultivo dessa espécie, na comparação com a safra passada.

 

A análise detalhada está no 4º Levantamento da Safra de Café 2022 disponibilizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), e que estão disponíveis, na íntegra, no Observatório do Café.

 

Veja também: Safra de trigo em São Paulo supera as 500 mil toneladas